Que tal inovar no preparo do bacalhau da Páscoa?

Comportamento|Gastronomia|Receitas

Embora os ovos de chocolate sejam um dos pontos fortes das tradições culinárias da Páscoa, é o bacalhau o verdadeiro rei da festa. O peixe salgado e seco, de sabor marcante, saiu da mesa da família real, em 1808, e ganhou as panelas da plebe brasileira nos anos seguintes. Hoje em dia, o bacalhau está totalmente incorporado à cultura culinária brasileira. Todos os bons restaurantes oferecem em sua carta o nobre pescado, e o bolinho de bacalhau é preferência nacional nos bares e botequins.

Embora os preços andem tão salgados quanto o peixe, para quem não abre mão do bom e velho bacalhau no almoço do feriado da sexta-feira da paixão, o No Pátio selecionou algumas receitas à base do pescado que prometem impressionar seus convidados. Pronta para inovar no preparo do bacalhau da Páscoa deste ano?

◊ Arroz de bacalhau ao bráz

Ingredientes:

– 700 g de bacalhau, dessalgado e cortado em lascas grandes;

– 100 g de alho;

– 250 g de cebola, cortada tiras finas;

– 1/2 kg de batata, cortada em palitos;

– Óleo para fritar;

– 250 ml de azeite extravirgem;

– 100 g de manteiga;

– 250 g de arroz bolinha (ou agulhinha)

– ½ maço de salsinha, picado grosseiramente;

– ½ maço de coentro, picado grosseiramente;

– 2 pimentas dedo-de-moça, picadas e sem as sementes;

– 1 litro de creme de leite fresco;

– Sal e pimenta-do-reino a gosto;

– 30 g de grana padano;

– 4 ovos orgânicos.

b

Modo de preparo:

Em uma panela, em fogo baixo, refogue o alho coberto de azeite sem deixá-lo ferver. Em outra panela, puxe a cebola em azeite até ficar bem caramelizada e murcha. Reserve. À parte, prepare o arroz de forma tradicional e reserve. Numa panela, acrescente o alho refogado, a cebola caramelizada e o creme de leite. Deixe cozinhar até o creme reduzir pela metade. Em seguida, frite a batata em óleo, escorra em papel absorvente e reserve.

Depois, na panela com o creme, acrescente o bacalhau dessalgado e logo em seguida o arroz. Mexa com cuidado para que o bacalhau se mantenha bem graúdo. Quando estiver começando a soltar as lascas, acrescente o grana padano, a manteiga, as ervas e pimenta picadas. Ajuste o sal e a pimenta e, por último, acrescente a batata frita bem crocante. Sirva imediatamente o seu bacalhau da Páscoa com um fio generoso de azeite e um ovo estalado por pessoa.

◊ Bacalhau espiritual

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau, cozido e desfiado;

– 1 cenoura média ralada;

– 200 g de cebola picada;

– 2 dentes de alho picados;

– 300 ml de leite;

– 150 ml de creme de leite;

– 1 pão francês molhado no leite;

– 50 ml de azeite;

– Queijo parmesão ralado para gratinar.

bacalhau da Páscoa 3

Modo de preparo:

Cozinhe o bacalhau por aproximadamente dez minutos em fogo baixo, escorra a água, desfie-o e reserve. Em uma panela, coloque o alho, o azeite, a cenoura e a cebola e refogue por 4 minutos. Acrescente o bacalhau cozido, o leite e o creme de leite. Deixe cozinhar por cerca de dez minutos. Para finalizar, acrescente o pão e mexa até ele desmanchar. Coloque tudo em uma assadeira, salpique queijo parmesão e leve ao forno até gratinar.

◊ Bacalhau com purê e pinolis com creme de açafrão

Ingredientes:

– 1 kg de bacalhau dessalgado (cerca de 4 postas);

– 700 g de batata;

– 200 g de pinolis;

– 500 ml de creme de leite;

– 150 g de farinha de trigo;

– 100 g de manteiga sem sal;

– 400 ml de vinho branco;

– ½ cebola ralada;

– 4 dentes de alho;

– 300 ml de azeite;

– 15 g de açafrão.

bacalhau da Páscoa 5

Modo de preparo:

Coloque as postas de bacalhau em uma forma junto com metade do vinho branco, a cebola ralada e os dentes de alho. Regue com bastante azeite e leve ao forno (180ºC) por 15 minutos. Reserve. Cozinhe as batatas em água e sal até ficarem bem macias. Passe numa peneira e tempere a gosto formando um purê. Leve os pinolis em uma frigideira com azeite e doure. Misture os pinolis ao purê. Em outra frigideira derreta a manteiga, acrescente a farinha de trigo até ficar homogênea. Junte o restante do vinho e deixe reduzir. Acrescente o açafrão e o creme de leite.

Dica: Para servir coloque o bacalhau em um prato com o purê ao lado e regue com o creme de açafrão.

◊ Lombo de bacalhau defumado ao molho de maracujá cremoso

Ingredientes:

– 180 g de lombo de bacalhau defumado;

– 1 litro de leite;

– 50 g de arroz vermelho;

– 10 g de cebola;

– Sal a gosto;

– Pimenta-do-reino branca a gosto;

– molho de maracujá cremoso;

– 1 colher (sopa) de açúcar;

– 1 maracujá;

– 30 ml de creme de leite.

bacalhau da Páscoa 4

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o leite com as pétalas de cebola e grãos de pimenta-do-reino. Aqueça em fogo baixo, coloque o bacalhau e deixe cozinhar por sete minutos. Retire do fogo e reserve. Em outra panela, refogue o alho e a cebola, adicione o arroz vermelho e cubra-o com água. Tempere com sal e deixe cozinhar por, mais ou menos, 40 minutos. Reserve.

Molho de maracujá – Derreta o açúcar, acrescente a polpa de maracujá e deixe reduzir. Em seguida, acrescente o creme de leite. Depois coloque o arroz, a posta de bacalhau e regue o pescado com o molho. Sirva em seguida.

Depois de inovar no bacalhau da Páscoa, o No Pátio desafia a levantar a mão quem sabe por que se come bacalhau toda Sexta-feira Santa! Pois bem, a Igreja Católica tem muitas tradições, não é verdade? Na Idade Média, as coisas eram bem mais rigorosas. Os fiéis não podiam comer carnes durante toda a Quaresma. Então, os portugueses (também católicos, você sabe) adoravam um belo de um bacalhau e o consumiam muito, especialmente nos dias de abstinência da carne. A Corte veio para as bandas de cá, os comerciantes também, e a maravilha do bacalhau caiu em nossas graças. Daí, ele virou uma tradição nossa também e o saboreamos sempre.

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter