Quer fazer uma graduação em Portugal? Com uma boa nota no Enem, isso é possível

Comportamento|Estilo de Vida|Oportunidades


No próximo final de semana, muitos estudantes em todo o País estarão realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se você sempre teve o sonho de fazer uma graduação em outro país, esta pode ser a sua grande oportunidade! É possível utilizar a sua nota do Enem para pleitear uma vaguinha em uma das seis universidades de Portugal que aceitam a utilização da nota do exame para o ingresso de novos alunos em seus cursos.

Desde 2014, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem acordo firmado com as universidades portuguesas de Coimbra e Algarve, com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e o Instituto Politécnico do Porto. Este ano, também foi incluído na lista o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

A pontuação mínima exigida varia conforme a universidade, assim como as mensalidades e custos com hospedagem e alimentação. Para concorrer a uma vaga em uma das universidades portuguesas, os candidatos não podem ter nacionalidade de algum Estado-membro da União Europeia ou residir legalmente há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em Portugal.

O Instituto Politécnico de Portalegre é das opções ofertadas aos brasileiros.
O Instituto Politécnico de Portalegre é das opções ofertadas aos brasileiros.

Estudar fora pode ser um grande diferencial no currículo, mas é uma decisão que deve ser cuidadosamente pensada, pois afeta toda a carreira do estudante. Portugal tem o costume consolidado de se relacionar bem com o Brasil, inclusive com regras mais simples para que os brasileiros possam estudar e trabalhar por lá.

Para os estudantes que pretendem migrar para este país europeu, ingressar em uma das universidades portuguesas é uma ótima oportunidade. Já para aqueles que pretendem voltar ao Brasil, é preciso atentar ao fato de que as universidades portuguesas têm graduações de três anos, o que não é suficiente para ser bacharel ou licenciado no Brasil.

 

Fotos: Reprodução. 

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter