Fim de semana de aulas do programa Academia Enem 2020
13 de março de 2020
figurinhas do coronavírus
Figurinhas do coronavírus para Whatsapp são lançadas por Ministério da Saúde
13 de março de 2020

Conhecida por ser um prato familiar e rústico, a lasanha é servida em mesas compridas desde as antigas gerações de nossas famílias. E que tal inovar um pouquinho no“estilo da vovó” e aprender a preparar uma receita de lasanha de panquecas que deixa qualquer pessoa satisfeita? Como a gente por aqui adora uma boa e prática panqueca, nossa receita do dia vai ensinar a unir duas receitas incrívis em uma: a lasanha e a panqueca! Confira abaixo o passo a passo completo da receita e bom apetite! 

Ingredientes:

→ Recheio:

– 600g de tomate maduro ou tomate concassé;

– 1/2 maço de manjericão;

– 1/2 limão siciliano;

– Vinagre de vinho tinto;

– 125g de queijo comté;

– 125g de queijo gruière;

– 1/2 maço de salsa;

– 200g de presunto (você pode misturar presunto cru com presunto defumado).

→ Molho de Cebola:

– 2 colheres de cebolas brancas;

– 1 bolota grande de manteiga;

– 4 colheres (sopa) de farinha de trigo;

– 700ml de leite semidesnatado;

– 1 colher (chá) de mostarda inglesa (ou amarela);

– 1 noz-moscada para ralar.

→ Crepes:

– 30g de manteiga;

– 120g de farinha de trigo;

– 2 ovos grandes;

– 70ml de leite semidesnatado.

Modo de preparo:

Faça um corte em cruz na cabeça dos tomates e coloque-os em água fervente por um minuto. Em seguida lave-os em uma tigela com água gelada. Retire a pele e as sementes e corte a polpa em pedaços de 1cm. Pique as folhas de manjericão e rale as cascas de limão bem finas. Misture com os tomates junto com uma borrifada de vinagre e uma pitada de sal, e reserve.

Enquanto isso é hora de preparar a massa dos crepes. Derreta a manteiga e deixe esfriar. Em uma tigela coloque a farinha e uma pitada de sal. Faça um buraco no meio, bata os ovos, despeje no buraco e misture. Aos poucos, junte o leite e 70ml de água, batendo até a massa ficar lisa. Adicione a manteiga derretida e deixe em repouso até o molho ficar pronto. Para o molho, descasque e pique as cebolas e em seguida refogue em uma panela em fogo médio com a manteiga derretida por 15 minutos, até ficarem tenras mas sem deixar queimar. Misture a farinha com a cebola e mexa bem por cerca de dois minutos até incorporar bem. Em seguida, vá juntando o leite aos poucos, batendo para o molho ficar uniforme. Acrescente a mostarda e um pouco da noz-moscada ralada. Tempere com sal e pimenta e apure por 15 minutos e em seguida retire do fogo.

Em uma frigideira antiaderente coloque uma bolota de manteiga e leve ao fogo médio. Assim que derreter, adicione uma concha de massa, o suficiente para cobrir o fundo da frigideira, inclinando-a com cuidado para espalhar por igual. Frite até ficar ligeiramente dourado, vire o crepe e frite o outro lado. Repita com o restante da massa, enxugando a panela com papel-toalha acrescentando um pouco mais de manteiga a cada vez. Agora é só fazer os crepes com essa massa.

Feito os crepes, monte a sua lasanha. Em um refratário fundo de 26cm de diâmetro, alterne camadas de molho branco, crepe, tomate, presunto, queijo e novamente o molho até terminar com uma boa camada de queijo ralado. Coloque ao forno pre-aquecido a 180º e deixe por 20 minutos que seu prato estará pronto para servir!

 

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *