
Imagine olhar para as costas de alguém e ver não apenas tatuagens, mas centenas de autógrafos de pessoas famosas e inspiradoras, todos gravados de forma permanente na pele. Parece coisa de filme? Para Funky Matas, essa é não apenas uma obra de arte viva, mas também um projeto de vida. O tatuador estadunidense, de 38 anos, conseguiu o que poucos ousariam fazer. Ele transformou sua própria pele num registro coletivo de amizades, história e admiração. Assim, conquistou oficialmente o recorde de maior número de autógrafos tatuados no corpo (categoria masculina), com 273 registros.
A jornada de Funky começou de maneira bastante pessoal. Quando era mais jovem, ele era um apaixonado por tatuagens, mesmo quando seus próprios pais tentaram desencorajá-lo. A arte corporal, porém, o fascinava e, mesmo sem ter ideia do que viria depois, aquilo plantou a semente de um projeto singular.

Sendo ele mesmo um tatuador profissional, a ideia de usar seu corpo como tela começou de forma natural. Primeiramente, amigos próximos foram convidados a tatuarem suas próprias assinaturas na pele dele. Concebido como uma homenagem à amizade, esse gesto se transformou gradualmente em algo maior e mais ambicioso — reunindo pessoas de diferentes origens e histórias. A cada assinatura, Funky sentia que sua obra ganhava significado adicional.
Com o tempo, o projeto se expandiu. Celebridades e colegas artistas aceitaram participar. Alguns inclusive tatuando suas próprias assinaturas diretamente no corpo dele — usando tanto tatuagem permanente quanto Sharpie antes da tatuagem definitiva. Esse processo acabou atraindo atenção global. E, em agosto de 2025, Funky foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records com 273 assinaturas tatuadas — um marco autenticado da sua obra viva.

Que autógrafos estão tatuados nessa obra de arte ambulante?
O bacana (e um tanto surreal) do projeto de Funky é ver quão variado é o grupo de pessoas que contribuíram em sua pele. Entre os nomes que aparecem na coleção de tatuagens estão artistas, ícones famosos, atletas de destaque e criadores de impacto cultural. São autógrafos de pessoas como 50 Cent, Kelly Clarkson, Bad Bunny, Samuel L. Jackson, Will Smith, Michael J. Fox, Usain Bolt, Tony Hawk, Floyd Mayweather. Além disso, também há a presença de recordistas curiosos como a mulher mais baixa do mundo, Jyoti Amge, e o famoso personagem performático The Enigma.
Para ele, cada assinatura carrega um momento único: algumas foram feitas pessoalmente pelo próprio assinante, outras vieram de encontros em convenções de tatuagem ou eventos culturais, mas todas se tornaram parte permanente do corpo de Funky. Ele escolhe criteriosamente quem entra nessa coleção e costuma explicar que — para ele — cada assinatura representa pessoas que o inspiraram ou tiveram impacto positivo em sua vida.
E você aí achando que a selfie com o ídolo é o novo autógrafo… O que acha da ideia?
Fotos: Reprodução





