Recupere os objetos molhados!

Comportamento

O que fazer quando os objetos importantes caem na água, seja por descuido ou por acidente? Claro que prevenir é sempre bem melhor do que remediar, mas quando não se pode mais evitar, o jeito é correr atrás de uma solução. Antes de entrar em pânico com medo de perder toda a agenda do celular, anotações importantes em livros ou agendas, ter a bolsa de couro preferida inutilizada ou os sapatos estragados, fique de olho nas dicas do No Pátio para você recuperar os objetos molhados sem sofrer que eles sofram tantos danos. Confira!

1.Celulares ou Gadgets

A primeira atitude deve ser, obviamente, retirar o aparelho da água o mais rápido possível! Quando mais tempo o objeto ficar molhado, maior será o prejuízo. Abra o celular e retire todas as peças removíveis, sem esquecer da bateria. Caso não retire a

bateria pode haver o risco de vazamento e explosões.

IMG_recupe.os.objetos.molhados.celular3_nopatio

Se você tem receio de abrir o aparelho e não saber mais como colocar as peças outra vez, não tem problema! O site lfixit.com tem todas as orientações. Depois de aberto, seque o aparelho com papel toalha, lenço ou guardanapo.

Depois mergulhe o aparelho em um pote de arroz cru durante dois dias, isso ajuda a absorver a umidade. Se o visor do aparelho não estiver embaçado, ele já está seco. Você já pode recolocar a bateria e as peças. Se o visor estiver embaçado, repita o processo.

artigo_de_couro_nopatio

2.Artigos de Couro

Quando os artigos de couro preferidos estiverem encharcados, primeiro lave em água corrente. Isso mesmo. Você vai molhar mais ainda, mas apenas para limpar – caso o objeto esteja sujo – e se necessário, passe sabão neutro.

Depois seque com a ajuda de um pano ou toalha. Para evitar o ressecamento do couro, passe creme hidratante e não torça a peça para não estragar. Use um paninho seco para remover o excesso de hidratante e de umidade e em seguida, deixa secando em local com sombra. Atenção! Não use o secador nem exponha ao sol. Se os artigos forem de camurça, escove após o uso do hidratante.

IMG_recupere.objetos.molhados.livros_nopatio

3.Papeis e Livros

O mofo surge muito rápido em papeis molhados, cerca de 48 horas após o contato com a água. Então, seja rápido! Primeiro coloque luvas plásticas e só depois pressione levemente a capa e contracapa, assim o excesso de água é eliminado mais rápido. Enrole os livros em uma fronha de tecido – não use sacos plásticos, pois eles mantêm a umidade – coloque-os no congelador e deixa por uma semana.

Com um algodão, passe uma borracha ralada nas páginas e tire os restos com pincel. Isso irá tirar as sujeiras das páginas. Em alguns casos, como em diplomas, fotografias ou documentos, lave com esponja úmida com detergente bactericida. Agora é só pressionar até que estejam totalmente enxutos.

Soluções simples e rápidas, que podem ser tomadas imediatamente após o objeto cair na água e que evitam prejuízos financeiros, quando você perde aquela bolsa caríssima por ter caindo em uma poça, e sentimentais, quando a agenda cheia de fotos do começo do namoro leva o maior banho de chuva! Objetos encharcados não são mais problemas!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter