Relacionamento abusivo – Como identificar e como sair de um!

Amor|Comportamento|Mulher

Um relacionamento abusivo é um tipo de relacionamento em que uma das partes exerce controle e poder sobre a outra, usando comportamentos e atitudes abusivas para manter o controle e a submissão do outro. Esse tipo de relacionamento pode ocorrer em qualquer tipo de relacionamento, como em um namoro, casamento, amizade, familiar, profissional, entre outros.

Algumas das características de um relacionamento abusivo são: manipulação, humilhação, ciúme excessivo, ameaças, isolamento social, controle financeiro, agressões físicas ou psicológicas, entre outros. Muitas vezes, a pessoa que está sendo abusada não consegue identificar as situações abusivas, pois o abusador costuma usar táticas para minimizar e justificar suas atitudes.

Para descobrir se está em um relacionamento abusivo, é importante prestar atenção a alguns sinais, como:

  1. A outra pessoa controla suas ações e decisões
  2. Você sente medo ou ansiedade perto da outra pessoa
  3. Você se sente diminuído ou menosprezado pela outra pessoa
  4. A outra pessoa usa palavras ou atitudes que ferem você
  5. Você está sempre preocupado em agradar a outra pessoa

Se você suspeita que está em um relacionamento abusivo, é importante buscar ajuda de amigos e familiares de confiança, conversar com um psicólogo ou procurar ajuda em organizações especializadas no assunto. Algumas dicas para se livrar de um relacionamento abusivo incluem:

  1. Fazer um plano de saída, incluindo um lugar para ficar
  2. Buscar ajuda em organizações especializadas
  3. Falar com um advogado para se informar sobre seus direitos
  4. Conversar com amigos e familiares de confiança
  5. Bloquear todas as formas de contato com a outra pessoa

DENUNCIE!

Para denunciar um relacionamento abusivo, é importante buscar ajuda em organizações especializadas, como a Delegacia da Mulher ou o Ministério Público. A denúncia pode ser feita de forma anônima e é importante ter provas, como fotos, vídeos ou mensagens que comprovem as agressões. Lembre-se de que é fundamental quebrar o ciclo de violência e buscar ajuda para sair dessa situação.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter