Robocop tem trama mais dramática

Cinema|Entretenimento

Primeiro filme do brasileiro José Padilha nos Estados Unidos tem uma carga mais dramática e emotiva

robocop_nopatio

José Padilha conquistou os brasileiros com o capitão Nascimento (Wagner Moura) no filme Tropa de Elite. Agora, ela tenta conquistar os americanos na sua primeira grande produção nos Estados Unidos com o remake de RoboCop, longa de ficção-científica que fez sucesso nos anos 1980, que mostrava um homem transformado em robô a serviço da Polícia de Detroit.

O filme de Padilha se inicia no ano de 2028 nas ruas do Teerã, quando forças armadas americanas invadem a cidade e tentam controlar o terrorismo. A empresa Omnicorp é comandada por Raymond Sellars (Michael Keaton) que com seu olhar cínico sobre o que está acontecendo a sua volta, tenta criar um policial perfeito: um robô que possa dominar as ruas sem que os policiais corram riscos.

robocop2_nopatio

A empresa, então, decide fazer uma experiência com os robôs que construiu para gerar um que tenha emoções. O policial Alex Murphy acaba se ferindo gravemente e com autorização da eposa, ele vira metade homem, metade robô.

O remake de Padilha é um pouco diferente da história original. A circunstância em que ele vira robô, por exemplo, é outra. Padilha aproxima o espectador da família do robô, fazendo com que o longa se torne mais dramático e emotivo do ponto de vista da plateia.

O roteiro é de Joshua Zetumer e tem menos humor que a história original, mas também tem comentários irônicos. A roupa do robô, por exemplo, se torna preta após a segunda queda. Um dos policiais, negro, aproveita a deixa e reforça: “Pelo menos desta vez escolheu a cor certa”.

robocop3_nopatio

Os elementos que conquistaram o público com o filme de Padilha estão todos presentes em Robocop: polícia, milícia, bem, mal, a esposa e o filho pequeno. O robô é vivido por Samuel L. Jackson, que defende o uso de robôs pelos americanos, mas acredita que a nação é “robofóbica”. O conselho dos críticos é ver o filme com um balde de pipoca em uma sala de cinema Imax para se sentir o mais próximo possível do filme e com o som estremecendo as poltronas.

Confira o trailer:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=INmtQXUXez8[/youtube]

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter