Antes mesmo de integrar o elenco de “Gabriela”, Rodrigo Andrade já sonhava em trabalha na trama das 23 h da Rede Globo. Tanto que, assim que soube que fariam um remake da trama, o ator comprou o romance “Gabriela, Cravo e Canela”, que inspira a novela, e leu sem compromisso. A boa iniciativa acabou foi bastante proveitosa já que, logo depois, Rodrigo recebeu o convite para interpretar o maldoso Berto.
Apesar de seu personagem ser pouco citado no livro, ele acabou ganhando bastante destaque na primeira adaptação para a TV, em 1975. E contribuiu bastante para transformar a carreira de seu intérprete, Mário Gomes. Já na versão atual, o papel se tornou ainda mais forte, com a inclusão de uma nova trama, a de Lidinalva, interpretada Giovanna Lancelotti. Originalmente, a personagem é de outra obra de Jorge Amado, Jubiabá.
Na trama de Walcyr Carrasco, a moça perde a virgindade com seu noivo Berto e depois da morte de seus pais, fica sem ter para onde ir e acaba se tornando quenga do cabaré Bataclan. “Não assisti à primeira versão porque esta é uma readaptação do livro e o Berto apresenta muitos elementos diferentes”, avalia o ator, que acredita que o personagem apresenta duas faces distintas. “Dentro de casa, ele é um ‘coronelzinho’ que segue as leis morais e políticas da família, mas que da porta para fora não tem limites”, opina.
Fotos: Reprodução