Cada vez mais pessoas se importam com o seu impacto no meio ambiente. E se o número de pessoas em busca de um estilo de vida mais sustentável só aumenta, também podemos dizer que da mesma forma que em vida o mesmo acontece no momento da morte. A cada dia surgem mais alternativas para ter um enterro sustentável, desde caixões de cartão, a urnas com sementes para colocar as cinzas ou cápsulas que permitem o crescimento de árvores.
Iniciativas desse gênero só se expandem e a novidade agora é que uma empresa nova-iorquina, conhecida como Coeio, acaba de lançar uma roupa funeral revestida de fungos especiais que limpam as toxinas do corpo e ajudam na decomposição humana. As vestimentas, conhecidas como The Infinity Burial Suit, são bordadas à mão e recebem esporos de cogumelos que limpam naturalmente as toxinas humanas quando enterradas. Saiba mais sobre a roupa funerária ecológica.
Muitas pessoas pensam em vida qual o destino que gostariam que o seu corpo tivesse depois de morto. Uma alternativa ecologicamente correta é essa roupa especial, que ajuda você a ter uma morte sustentável por meio da compostagem.
Além da quantidade de madeira utilizada em caixões, os funerais convencionais são cada vez mais caros e poluentes. A maior parte dos corpos é embalsamada em químicos tóxicos (principalmente formaldeído) para atrasar a decomposição. Situação que pode prejudicar a saúde dos trabalhadores, que lidam com os corpos, e contamina os terrenos dos cemitérios. A opção da roupa funerária ecológica pode parecer estranha, mas é uma forma de solucionar de maneira sustentável alguns tipos de danos causados ao meio ambiente.
A roupa deverá estar disponível ainda este ano e estima-se que diversos cemitérios poderão aceitar o uso do traje no lugar de um caixão tradicional. Segundo a empresa que inventou o The Infinity Burial Suit, o custo de uma morte verde será de aproximadamente US$999 (cerca de R$4 mil) e já é possível se inscrever como interessado para ser um dos primeiros a adquirir uma roupa funerária ecológica. O produto também deverá estar disponível em uma versão para animais de estimação já nos próximos meses.
Então, se empolgou com a ideia de ter uma morte sustentável?
Fotos: Reprodução.