Rumo ao sucesso profissional!

Comportamento

Boa remuneração, reconhecimento em seu ciclo social, satisfação pessoal, elegios dos chefes e promoções rápidas caracterizam uma etapa profissional bem sucedida.  Claro, que conquistar o sucesso profissional não é uma missão que acontece da noite para o dia! Uma trajetória de conquistas pode demorar anos e no começo, os jovens profissionais encontram muitos obstáculos pelo caminho. Antes de seguir os passos certos para conquistar o topo da carreira, é preciso traçar um planejamento mais básico e saber o seu maior objetivo profissional em médio e longo prazo. O No Pátio mostra 10 dicas para você vencer na profissão e ter sucesso na carreira.

1.Trabalhe muito!

No começo da carreira, é natural que muitos jovens precisem ralar muito, assumir responsabilidades, muitas que nem deveriam ser deles, como cuidar da agenda pessoal do chefe ou refazer o trabalho de um coordenador. Pense nessa situação como parte necessária para vencer uma etapa difícil e que a odisseia de subir degraus é árdua e requer força de vontade.

2.Aceite os desafios

Mesmo que a tarefa oferecida seja extremamente desagradável, aceite mesmo assim. Se o pedido partir do eu chefe, aí que não poderá ser recusado mesmo! Tenha em mente a ideia de que seu chefe precisa saber que pode contar com você e que a empresa tem um funcionário disposto a trabalhar duro em qualquer momento. O único jeito de ganhar dinheiro é empenhar-se para isso. Mas, nada de fazer o trabalho e sair no anonimato! Tenha certeza que seus créditos serão dados. Não adianta nada trabalhar dobrado ou fazer hora extra no final de semana se ninguém tomar conhecimento!

3.Aceite e peça tarefas extras

Você deve sempre estar apto a representar a empresa em momentos importantes, como um seminário ou congresso internacional. Mas, deixe claro ao seu chefe que você é capaz. Mostre as pessoas o quanto está se empenhando. Faça questão de exercer tarefas extras e sugira novas ideias. Se o seu chefe não souber da sua capacidade, nunca vai lembrar que existe esse funcionário a disposição dele. Antes de assumir mais uma responsabilidade, tenha certeza que é capaz de executá-la de forma correta.

4.Cumpra rigososamente os horarios

Não há nada mais desagradável que falta de compromisso com os horários impostos. Chegue na hora certa  todos os dias e não tenha pressa em ir para casa! Ficar um pouco além do seu horário, quando possível, soma pontinhos extras com o chefe e transmite a ideia de funcionário empenhado.

5.Faça o quem tem de fazer!

Sabe aquela frase “quero tudo para ontem”? Não deixe que seu chefe precise dizer isso a você. Seja rápido! Faça tudo na mesma hora e mostra agilidade!

6.Não fale de problemas pessoais na empresa

Não compartilhe os infortúnios da sua vida pessoal com os colegas de trabalho. Nada de despejar a melancolia em cima de outros profissionais da empresa e muito menos no seu chefe. Se o problema for muito sério , como doenças graves ou morte na família, peça para conversar em particular com seu chefe o conte a ele o corrido.

7.Deixe seu chefe levar os créditos uma vez ou outra

É  bem  provável que seu chefe queira em algum momento levar os créditos por trabalhos feitos eu grupo, ou até mesmo feito apenas por você. Uma vezinha não vai matar, então deixe que ele faça isso! Fazer de conta que não liga e  aceitar a atitude dele é bom para você e faz parte de um degrau na sua carreira!

8.Saiba usar o telefone

Muitos dos problemas no trabalho você resolve ao telefone. Ser cortez com quem atende é fundamental. Sempre pergunte se a pessoa está ocupada e se pode falar com você. Quando alguém responder a sua ligação, sempre agradeça o retorno e quando alguém que não te oferece possibilidades de ajuda, dispense logo a ligação!

9.Saiba encaixar os golpes!

Não se deixe abater ou retrair por crítcas. Se elas tiverem fundamentos, procure melhorar e caso não tenham, aprenda a não dar ouvidos. Isso faz parte de toda profissão, no começo você pode ficar magoada, mas depois vai aprender a lidar com a situação.

10.Tenha uma boa relação com os colegas

Relacionar-se bem com os colegas é meio caminho andado para ficar bem na empresa. Mas, ter um bom relacionamento não quer dizer que você tenha que ser amiga íntima da pessoa, seja educado e estabelece uma relação saudável de colega de trabalho.

Um pouco de sorte, investimentos permanentes, sorte, conhecimento e muito trabalho resultam, sem dúvida alguma, no surgimento de novas oportunidades e portas que se abrem, mais experiência e o tão sonhado sucesso profissional! Foco na carreira!

Foto: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter