Esperar uma simples ligação de uma empresa, para saber se você vai ser chamado para o processo de seleção, pode até afastar uma boa noite de sono. A espera por notícias faz com que você fique aflito, ainda mais quando é um cargo, ou uma empresa, que sempre desejou.
Para que não aconteça erros que possam prejudicar os caminhos para o mercado de trabalho, o Pátio Hype separou cinco dicas para você estar atento. As orientações são do Ricardo Haag, consultor e diretor da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel. Confere aí!
1.Personalize seu currículo
Feito a escolha da vaga, analise quais são as habilidades que mais se encaixam para a área. Por exemplo, comece examinando quais as características fundamentais para a seleção. Em seguida, verifique o seu perfil, quais as suas habilidades compatíveis, o que é relevante na sua personalidade para essa vaga, entre outros. Dessa forma você vai mostrar quem você é, porém, com o foco na vaga.
2.Filtre as suas opções
Ao estar em busca de emprego, a tendência é que você mande o seu currículo para várias empresas, ou seja, o famoso “atirar para todos os lados”. Entretanto, essa não é a melhor opção, tendo em vista que essa atitude não é saudável, do mesmo modo que você pode acabar confuso e sem se candidatar para empresas que buscam o seu perfil. No início, a vontade é de experimentar o máximo de oportunidades, mas tenha em mente que o essencial é ter um objetivo final. Vale investir em áreas que possuem alguma ligação, por exemplo, marketing de venda, comercial, planejamento comercial e relacionamento com o cliente.
3.Considere a procura de emprego como um trabalho
Enviar o currículo uma vez por semana, ou quando surgir uma oportunidade aqui, outra ali, não funciona. É necessário procurar diariamente. Por isso, separe algumas horas do seu dia e enxergue esse momento como um mestrado, TCC ou MBA, projetos que exigem muita disciplina. Atualize seu currículo sempre que possível e mantenha o foco. Crie um cronograma com as vagas que abriram e o dia em que irão encerrar, dessa maneira é mais fácil para se programar para mandar o seu currículo e uma carta de apresentação personalizada. Outra dica, que faz total diferença, é estudar um pouco sobre as empresas e o mercado que você vai participar da seleção. Pesquise em blogs, jornais, no site da empresa e quando acontecer a entrevista, você estará super preparado.
4.Dê o primeiro passo
Às vezes, a empresa em que você sonha trabalhar, não está com vagas disponíveis. Isso pode ocorrer por conta da demanda interna, que faz com que a instituição não tenha tempo suficiente para divulgar a vaga. O que fazer? Mande um e-mail, ligue para o RH da empresa e pergunte sobre as seleções que estão acontecendo. Ao ligar, fale sobre o seu interesse em trabalhar no local, mencione o seu histórico e formação. Certamente eles irão pedir para você anotar o e-mail do RH e enviar o seu currículo acompanhado de uma breve apresentação.
5.Discurso afiado
Na maioria das entrevistas o profissional da empresa irá realizar uma dinâmica em grupo ou entrevista. Então, planeje um discurso organizado, resumido e agradável para falar sobre a sua trajetória de vida, interesses, experiências pessoais e que resultou em um grande aprendizado. Seja objetivo e claro, citando informações necessárias, com entusiasmo e foco para que você demonstre gostar da oportunidade de falar sobre suas virtudes em um exercício profissional.
Agora, que tal dar uma reavaliada no seu currículo e seguir as dicas de Ricardo Haag? Compartilhe com a equipe do Hype, o que você achou das dicas?
Fotos: Reprodução