Sarampo – Saiba tudo sobre os sintomas, a vacinação e o tratamento!

Comportamento|Dicas|Saúde

O sarampo é uma doença infecciosa e muito contagiosa. A contaminação acontece pelo vírus evacuado pela tosse, pelo espirro, ao falar e ao respirar. A época mais crítica para o contágio são nos dois dias antes e nos dois dias depois do começo da erupção cutânea.

Cidades brasileiras como Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, tiveram casos de sarampo registrados em 2018. O que deixou as mamães e os papais em alerta, pois além de ser letal para bebês, pode deixar sequelas importantes. Por essa razão, o Pátio Hype explica tudo sobre vacinação, sintomas e tratamento. Para saber mais, desce mais um pouco e é só ficar atento.

1.Como evitar?

Para evitar o sarampo a única opção é tomar a vacina tríplice-viral (sarampo, caxumba e rubéola), oferecida pelo Ministério da Saúde em postos de saúde gratuitamente. A vacina deve ser tomada aos 12 meses de idade e no período entre 4 e 6 anos de idade ou até os 29 anos, se não tiver tomado nas faixas etárias estabelecidas. A partir dos 29 anos aos 49, a vacina também pode ser encontrada nos postos de saúde gratuitamente. Aos 50 anos, a pasta declara que a pessoa já teve contato ao vírus. A vacina é o vírus enfraquecido e os registros, raros, de reação são de alergia a algum componente.

Vale ressaltar que a vacina vale para a vida toda, mas se você não está tão confiante assim, tome-a novamente. O grupo de pacientes que não podem tomar a vacina são as gestantes, pessoas suspeitas da doença, menores de 6 meses e indivíduos imunodeprimidos. Uma observação para as grávidas é de devem tomar a vacina após o nascimento de seu bebê. Para saber se está ou não imunizada, o ideal é fazer um exame de sangue, antes de engravidar. É comum que as obstetras peçam esse exame logo nas primeiras consultas.

2.Sintomas

Dentre os sintomas estão a febre alta, tosse persistente, irritação nos olhos, secreção no nariz e manchas brancas na mucosa bucal. Após certo período, manchas avermelhadas podem vir a surgir, se espalhando pelo corpo todo e atingindo até o pé. Normalmente as manchas duram três dias, período em que o vírus age.

3.Tratamento

Depois de ser diagnosticada com a doença, não leve a criança para a escola, evite sair de casa ou receber visita. Dessa forma você estará evitando a transmissão. O tratamento deve ser orientado por um especialista e é sintomático. Será aconselhado medicação contra a febre e muita hidratação. Fique em alerta, pois o sarampo pode levar a morte, principalmente bebês não vacinados. Outro fator sobre o sarampo, é que a enfermidade pode resultar em diarreia, pneumonia, otite, meningite e lesionar o olho (úlcera de córnea).

Por fim, saiba que se você já teve a doença em algum período da sua vida, você já está imunizado. Ahhh! Qualquer dúvida consulte um médico para que ele possa esclarecer todas as suas questões, certo?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter