Nada melhor do que estar com a saúde perfeita, não é mesmo? Você sabia, que com pequenos hábitos é possível diminuir a taxa do mau colesterol. Pensando nisso, o Pátio Hype preparou essa matéria para você. Confere aí!
Antes de mais nada, é preciso entender que o colesterol nada mais é do que uma gordura produzida pelo organismo. Além disso, existem dois tipos dentro de nós: o LDL, conhecido como “mau”, e o HDL, considerado “bom”.
Em primeiro lugar, o colesterol é produzido pelo fígado e também é encontrado em alimentos gordurosos. No entanto, quando falamos em abaixar os níveis de colesterol, estamos nos referindo ao LDL e a busca pela diminuição desses níveis acontece devido aos prejuízos que seu excesso pode causar á saúde!
Além disso, o colesterol pode gerar o acúmulo de gordura nas artérias, impedindo ou dificultando a passagem do sangue. Ainda assim, caso aja um alto nível glicêmico no corpo, o perfil inflamatório pode ser agravado no organismo o que pode gerar um AVC ou infarto.
1 – Evite gorduras saturadas e açúcar.
Primeiramente, é importante prestar atenção na alimentação e fazer escolhas saudáveis. Isso porque, seguir um cardápio rico em gordura saturada, eleva o risco de se ter um aumento do colesterol.
Dica: Seja um comedor informado! Atente-se para os rótulos nutricionais dos alimentos para saber exatamente o que você está consumindo.
2 – Inclua fibras na sua alimentação
Você sabia que o consumo de fibras solúveis auxilia diretamente no controle do colesterol? Isso porque, as fibras formam um gel que, no intestino delgado, é capaz de alterar a absorção das gorduras pelo organismo. Logo, o risco de cardiopatias é reduzido.
3 – Movimente-se
Que exercícios físicos são sinônimos de saúde todo mundo sabe, não é mesmo? Nesse sentido, existem diversas maneiras de se manter mais ativo. Vale de tudo, caminhar, subir escadas, fazer polichinelos, só não vale ficar parado! Ser ativo por meia hora diariamente já pode ajudar na redução do LDL e aumento do HDL.
4 – Consuma gorduras boas
Você sabia que nem tudo que é gorduroso é ruim? Existem algumas gorduras que podem ajudar na função cardíaca, além de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom.
Uma dessas gordurinhas em questão, é o DHA, um ácido graxo poli-insaturado encontrado em peixes como o salmão, a sardinha e o atum.
5 – NÃO FUME
O hábito de fumar é um dos mais prejudiciais para o nosso corpo. Isso porque, as substâncias presentes no cigarro podem oxidar o colesterol bom, além de transformá-lo em HDL. Por outro lado, a oxidação também gera inflamações nas artérias, o que desencadeia o entupimento dos vasos.
E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e mude hoje mesmo alguns hábitos que podem prejudicar a sua saúde! Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!
Fotos: reprodução.