Baratinho – 7 receitas mais práticas e econômicas para fazer em casa!
30 de outubro de 2020
Leitura do fim de semana: Inteligência positiva
30 de outubro de 2020

Saúde bucal dos pets – 5 dicas para manter seu bichinho saudável!

 Além do banho e da tosa, o cuidado com a higiene bucal do seu amiguinho peludo é essencial para garantir uma vida saudável para ele.É necessário ter uma rotina de higiene desde cedo, até porque eles não têm como escovar os dentinhos, não é mesmo? É importante lembrar, que muitos problemas orais de cães e gatos podem desencadear doenças no fígado, rins articulações e meninges.

Confira aqui, as dicas que o Pátio Hype preparou para você evitar problemas com a saúde bucal dos pets.

saúde bucal pet - imagem 1

1 – Crie uma rotina de higiene.

Segundo especialistas, quanto mais cedo a rotina de limpeza se inicie melhor! Ao iniciar esses cuidados enquanto o cão ou o gato ainda são filhotes, mais cedo eles se familiarizaram com a prática podendo assim tornar o a hora da limpeza mais confortável e divertida.

A Limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por dia, de preferência, logo após as refeições.

Dica: use escovas tipo “dedeira” enquanto o pet ainda é filhote. Dessa forma você evita machucá-lo e ainda assim realiza a escovação.

saúde bucal pet - imagem 2

2 – Atenção com os produtos que for usar!

Usar pasta de dente humana não pode, combinado? É importante que você leve a qualidade dos produtos em consideração, recomendamos usar escovas de cerdas naturais e que cumpram o papel de deixar seu pet com a boca limpinha

Segue abaixo 4 ótimas opções de pasta para seu pet

  • Virbac C.E.T;
  • Dental guard pet society;
  • Creme dental mundo animal;
  • Gel dental pet clean
saúde bucal pet- imagem 3

3 – Dê preferência a alimentos secos

Para fortalecer os dentes e evitar o acúmulo de tártaro nos dentes e gengiva. É recomendado dar rações secas de qualidade, balanceadas que ajudam na mastigação e na conservação do animal

Vale ressaltar, que nem tudo que nos comemos faz bem para os animais. Por isso, quando quiser dar um agrado, use petiscos feitos exclusivamente para cães ou gatos.

saúde bucal pet - imagem 4

4 – Consulte um veterinário regularmente

Assim como nós, os pets também precisam ir ao médico regularmente a fim de procurar saber se está tudo certo com sua saúde. Por isso, leve seu companheiro sempre que necessário ao veterinário. É indicado que o animal passe por um exame de rotina pelo menos uma vez no ano.

saúde bucal pet - imagem 5

5- Conheça os sintomas

É necessário criar o hábito de conferir a boca do seu pet para checar alguma irregularidade. Fique atento a alterações nos dentes e na gengiva, lesões, caroços, fraturas, falta de apetite e até mesmo desinteresse por brinquedos podem indicar que algo não está certo.

Depois dessas dicas, esperamos que você e seu companheiro fofinho possam aproveitar ao máximo e com muita saúde! Comente aqui embaixo o que achou e lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa.

Foto: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *