Em muitos lares, a hora de comer é um pesadelo tanto para os pais quanto para os filhos, não é verdade? Isso porquê, é um desafio conseguir fazer com que os pequenos tenham uma alimentação saudável. Por isso, o Pátio Hype preparou essa matéria com 4 dicas divertidas para melhorar a alimentação das crianças. Confere aí:
Veja aqui, nosso conteúdo sobre obesidade infantil
Dicas divertidas para uma alimentação saudável:
1 – Leve a criançada ao supermercado
Em primeiro lugar, que tal levar a criançada ao mercado para conhecer as comidas? Essa dica é super bacana, até porquê, essa experiência de conhecimento dos alimentos permite que eles brinquem com as formas, cores, texturas e cheiros antes de experimentarem a comida, gerando um interesse e um momento de lazer relacionado a alimentação.
2 – Faça a refeição ser mais divertida!
Em segundo lugar, uma boa opção para melhorar a saúde alimentar dos filhos é tornar as refeições mais divertidas. Vale lembrar, que é preferível que a criança entenda a refeição como uma brincadeira ao invés de uma obrigação.
Nesse sentido, faça desenhos no prato com alimentos. Por exemplo, um coqueiro feito de tronco de banana, folhas de kiwi, cortadas em formato de meia lua, e gomos de tangerina para simbolizar a areia.
3 – Para uma alimentação saudável de sucesso, aposte na variedade
Uma alimentação variada é uma alimentação colorida! Portanto, a cada dia um novo alimento de cada grupo deverá ser escolhido para compor a refeição. Os profissionais aconselham a introdução de duas frutas diferentes por dia, principalmente as amarelas ou alaranjadas que são ricas em Vitamina A.
A meta aqui é introduzir alimentos rejeitados por meio de receitas atrativas. Além disso, fazer receitas saudáveis e gostosas em casa só traz benefícios!
4 – Não force e não substitua
O trabalho de criar e educar uma criança é trabalhoso e requer muita paciência, não é mesmo? Na alimentação não seria diferente! Pressionar a criança a comer, insistir demais ou ficar nervoso diante de uma recusa são erros que só atrapalham o processo.
Use o bom humor e a paciência como aliados para tornar o momento prazeroso. Por mais cansativo que seja, é necessário pensar que uma educação alimentar bem feita, durante a infância, poupará seu filho de vários problemas em relação a comida no futuro.
E aí, curtiu? Conta para a gente o que você achou e comente aqui embaixo que outras dicas auxiliam no processo da educação alimentar infantil. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!