Um assunto que já virou piada conhecida nas rodas de amigos é a relação, quase sempre polêmica, entre genros e sogras. Na convivência, quase sempre acabam acontecendo brigas, desentendimentos e aquelas velhas e boas “implicâncias”, tanto de um lado, como do outro. Até aí tudo bem, não é? Nem tanto. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o bom relacionamento dos genros com sua sogras pode aumentar aumentar em 20% as chances de evitar um divórcio no futuro. As informações são do jornal Daily Mail.
Durante o estudo, os cientistas avaliaram 373 casais por 26 anos. Em 1986, quando a pesquisa foi iniciada, os participantes tinham entre 25 e 37 anos e estavam no primeiro ano de casamento. Todos tiveram de classificar o nível de proximidade que tinham com os pais de seus parceiros.
A conclusão já era de se esperar: a boa convivência dos homens com os sogros acabou aproximando mais ainda o marido e a esposa. Para a surpresa dos cientistas que participaram da pesquisa, a situação com as mulheres é bem diferente. As ligadas aos sogros têm chance 20% maior de separação. “Como os relacionamentos são tão importantes para as mulheres, a sua identidade como esposa e mãe é fundamental para o seu ser. Elas interpretam o que seus sogros dizem e fazem como uma interferência em sua identidade como esposa e mãe”, afirmou a pesquisadora Terri Orbuch.
A dica é que os pais do marido tenham cuidado ao falar com as noras, pois estas são mais sensíveis à sua interferência. Já as mulheres devem evitar compartilhar tantos detalhes do casamento, de forma que todos respeitem os limites. Para os homens, a receita é certeira: hora de tratar a sogrinha com muito carinho, respeito e afeição!
E você? Concorda com a pesquisa da Universidade de Michigan?
Foto: Reprodução