Segurança GARANTIDA – Aprenda como investir para a aposentadoria depois dos 30!

Comportamento|Estilo de Vida

poupança_nopatio

Sempre é hora de começar a investir no futuro, mesmo que você já tenha saído da casa dos 20 anos. Comece a pensar na sua aposentadoria. Com a queda das taxas de juros e a inflação alta, é cada vez mais difícil multiplicar o patrimônio em aplicações. E a expectativa de vida dos brasileiros só cresce, algo que pode ser um problema para a previdência social no futuro. O No Pátio procurou saber como você pode investir e garantir bons recursos para o futuro.

Antes de tudo, é preciso conhecer a realidade da economia brasileira. Anteriormente, a taxa de juros básica (Selic) era suficiente para que seu dinheiro rendesse acima da inflação, garantindo um crescimento real do seu patrimônio com baixo risco. Agora isso acabou. A taxa hoje está em um patamar de apenas um dígito, algo impensado para a realidade brasileira tempos atrás. E quanto mais os juros caem, menor a rentabilidade da poupança.

Com a inflação a níveis alarmantes, a rentabilidade real, acima da inflação, fica diminuída, chegando a ser negativa em investimentos pouco rentáveis. Um titulo publico que tenha como rendimento a taxa Selic, descontando a inflação o rendimento verdadeiro não chegará a 1,5% ao ano. A rentabilidade não será mais o suficiente para corrigir o montante investido de acordo com a alta dos preços.

poupança1_nopatio

Por isso é ideal ser realista. Talvez parar de trabalhar com 60 anos não seja mais a melhor opção de acordo com o seu nível de poupar e tempo de acumulação. É preciso se preparar e calcular os custos fixos e fazer cortes se necessários.

Geralmente as pessoas não poupam o suficiente para manter o padrão durante a aposentadoria. Por isso é importante calcular também o padrão de vida desejado para a aposentadoria. Separe as economias por categorias: para a aposentadoria e para gastos de curto prazo.

Pessoas mais jovens, até os 40 anos, podem destinar um percentual maior da poupança para investimentos de baixo risco, pois tem mais tempo para se recuperar caso sofram alguma perda. O percentual em ações deve ser diminuído ao longo do tempo. Pessoas com mais 50 anos devem se preocupar em priorizar a preservação do patrimônio.

poupança2_nopatio

No geral, não há um percentual ideal para ser poupado em cada idade, mas você deve reservar pelo menos 10% da renda mensal só para a aposentadoria. Mas se você começar a poupar mais tarde é bom reservar um percentual bem maior, 30% por exemplo.

Aos 30 anos de idade, ou tempo mínimo de 30 anos de acumulação, faça uma distribuição dos recursos que pode ser de 30% em renda fixa e 70% em renda variável. Aos 40 anos de idade, ou prazo de acumulação mínimo de 20 anos, o percentual muda. Distribua os recursos em 40% para a renda fixa e 60% para a renda variável. Já aos 50 anos de idade, os recursos devem ser distribuídos de forma igual, 50% para a renda fixa e 50% para a renda variável.

Para começar a poupar, nunca é tarde demais. Então, separe papel e caneta para começar a anotar os gastos e planejar quanto pretende e pode poupar para o futuro. Não esqueça que os gastos com os filhos são a longo prazo, eles devem ser levados em conta.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter