Você quer dedicar um pouco do seu tempo para ajudar quem precisa, colaborar para mudanças na realidade social de alguém ou contribuir para melhorar as condições ambientais do planeta? O trabalho voluntário pode ser a solução para esse desejo. Fique ligado!
Personalidades importantes do mundo todo já colocaram em destaque as causas humanitárias. Desde Madre Teresa de Calcutá, que por meio do trabalho religioso ajudou centenas de desabrigados e necessitados, até a princesa Diana, que lutou contra a manutenção das minas – na Campanha Internacional pela Proibição de Minas Terrestres (ICBL, em inglês) – e se empenhou em combater o HIV, ou a celebridade que mais se destaca nos últimos tempos em virtude desse tipo de ação, Angelina Jolie.
Antes de tudo é preciso motivação! O desejo de mudar o mundo é disseminado pelas ações positivas e pela exposição dos bons resultados obtidos. De acordo com estudos do Instituto de Pesquisa Sobre Voluntariado, a razão que mais leva as pessoas a praticarem o trabalho voluntário é a satisfação pessoal em ajudar o próximo. 97% dos entrevistados afirmaram felicidade e satisfação em executar tarefas voluntárias.
O meio ambiente, degradado pelo homem em alta velocidade, ganha cada vez a atenção de voluntários ansiosos em contribuir para a sustentabilidade e para o futuro do planeta. Especialistas acreditam que a consciência social desperta nas pessoas a vontade de se dedicar a mudar o mundo. No Brasil, foi criada a iniciativa “Limpa Brasil. Let´s do it”, para formar multirões e espalha-los nos quatro cantos do país com o objetivo de promover a limpeza de espaços públicos.
Campanhas, incentivo ao voluntariado e ajuda aos necessitados – doentes, desabrigados, vítimas de tragédias ou crianças e idosos necessitados – fazem parte dos planos de ações da maioria das empresas modernas. Nem sempre essas atitudes aparecem apenas como ajuda humanitária por parte dessas empresas de grande porte, e sim como meio de obter visibilidade social. Mesmo assim, o resultado conquistado por grupos empresariais mostra uma mudança de consciência na sociedade, visto que o público desse grupo empresarial espera ações como essas.
O trabalho voluntário não é uma mão de via única. Tanto o voluntário, quanto quem recebe os serviços saem ganhando. Existe uma troca de benefícios. Pesquisas de órgãos do governo norte americano mostram que os voluntários apresentam baixos índices de depressão e estresse.
E aí, o que você está esperando? Ajude a quem precisa e seja consciente de que as ações de voluntariado refletem no bem estar da sociedade, do meio ambiente e proporcionam mudanças positivas para o planeta. Faça sua parte!