A GreenClick chega para contribuir com a neutralização da emissão de CO2 no país
A partir de um estudo realizado pelo Greenpeace, pode-se afirmar que o mundo tem mais de 30 milhões de data centers. Assim, o consumo de energia elétrica gerada para manter sites em funcionamento na nuvem soma quase 700 bilhões de kWh.
Com isso, foi criada a GreenClick, uma empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país, emitindo um selo de certificação sustentável para websites.
A ação calcula o consumo estimado de energia gerada pelo site por meio do número de visualizações de página (pageviews). Depois que o serviço é contratado, o cliente recebe o selo, que é publicado nas páginas do seu site. Através de um clique é possível visualizar por quantas árvores a empresa tornou-se responsável e, consequentemente, quantos quilos de CO2 são neutralizados.
Como cada árvore neutraliza aproximadamente 7 kg de monóxido de carbono, a empresa tem como meta agir sobre 70 toneladas de CO2 em um ano. “A ideia é termos 10 mil árvores plantadas até o final de 2014”, afirma Cecília Vick, Diretora Executiva da GreenClick.
“A GreenClick possui também uma ferramenta que audita o número de pageviews do site, ou seja, comprova a veracidade da informação”, explica Cecília, afirmando, ainda, que o selo de certificação é uma parte de ações amigas do meio ambiente, pois pode motivar as corporações a aderirem outras ideias sustentáveis.
A GreenClick tem como objetivo plantar árvores por todo o território nacional. A ação tem como parceira um programa regional do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). O melhor de tudo é que qualquer site pode aderir a iniciativa. Conheça mais sobre a empresa aqui.
Foto: Reprodução