Semace instala placas de alerta aos banhistas

EcoFriendly

Os banhistas devem ficar ligados nas plaquinhas que foram instaladas nos calçadões do litoral em Fortaleza.
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) colocou semana passada, 31 placas de alertas sobre a qualidade da água em pontos dos 34 quilômetros do litoral de Fortaleza. Os alertas devem evitar que os banhistas mergulhem em locais classificados como “impróprios” para que não sejam expostos a doenças na pele.

As placas que contêm informações importantíssimas para a saúde, sinalizando se o mar está ou não próprio para o banho, são encontradas, a cada um quilômetro de praia, nos calçadões. Muitos policiais que fazem a ronda no litoral, não perceberam a existência das placas não muito vistosas. Os alertas são em português apenas.

Para os turistas internacionais, as mensagens são transmitidas pela linguagem universal das cores e imagens. O verde que significa “próprio” (para banho) é acompanhado de um boneco nadando, já o vermelho do “impróprio” tem o mesmo boneco com um sinal de “proibido”. De acordo com o boletim de balneabilidade emitido pela Semace, nesse fim de semana, eram 23 os pontos próprios e nove os impróprios para banho. A Semace vai alterar as placas semanalmente com os resultados do boletim.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter