Você passou a adolescência inteira ouvindo “isso é coisa de adulto” e agora que cresceu jura que tem coisas que ainda não pode fazer? Se o seu sonho de juventude era participar de um intercâmbio, mas, por algum motivo, esse desejo não se realizou, não perca as esperanças! Desde 2008, o número de pessoas com mais de 30 anos que procuram esse tipo de viagem cresceu 30% e esses jovens adultos são o público alvo de muitas empresas especializadas em intercâmbios!
O grande chamariz dos cursos no exterior ainda é a vontade de aprimorar ou conhecer melhor alguma língua estrangeira. A vivência fora do país de origem é responsável por acelerar o processo de aprendizado e acrescentar ao viajante uma bagagem cultural muito rica e que é experimentada na prática, não apenas transmitida por meio de estudos e leituras. São justamente essas experiências que os adultos procuram!
O mix de possibilidades em aprendizado é amplo! Já pensou em voltar do país escolhido dominando muito bem o idioma, entendendo tudo sobre História de Arte e por dentro de todas as receitas maravilhosas da culinária italiana? Pois é isso que os novos estudantes intercambistas procuram.
Depois dos 30, com a maturidade, a vivência no mercado de trabalho, o entendimento sobre o que as empresas buscam nos funcionários e com a urgência em ganhar destaque, os adultos que procuram um intercâmbio vão além da vontade de aulas de idioma. Eles querem mais! Geralmente, os pacotes combinados – que oferecem possibilidades diferentes de cursos – são os mais requisitados.
Com esse leque de opção a mão, não é impossível que você saia, por exemplo, advogada monoglota e volte uma chef de cozinha de mão cheia e, ainda por cima, arrasando no francês! Os cursos no exterior podem sim ser sinônimos de mudanças no rumo profissional!
Então, estudar na Scuola Leonardo da Vinci – aquela onde a escritora Gilbert, autora de Comer, Rezar e Amar começou a carreira de sucesso – não é uma escolha longe e não há dúvidas que tem uma grande probabilidade de dar um Up na sua vida profissional! Mas, se o seu forte não é a culinária, você pode ir ao Instituto Marangoni, na Itália, e voltar super craque em moda! Mas, é bom deixar claro que a carga horária deve ser levada em conta, já que as aulas de língua estrangeira fazem parte do programa. Assim, o tempo para outros cursos fica reduzido! Essa possibilidade de fazer vários cursos vem com a idade!
Se o intuito é só aprender o idioma estrangeiro – sem optar por outros cursos – o programa de aulas é praticamente igual ao que é oferecido aos adolescentes! Geralmente, os jovens adultos fazem um teste de nível para que a empresa saiba o grau de domínio da língua do país em que o intercambista vai. Algumas escolas de idioma e universidades separam os alunos – tanto em turmas, quanto nos dormitórios – por faixa etária. Então, os estudantes já adultos aproveitam bem mais a viagem pela possibilidade interagir melhor com mais liberdade.
Se para viajar existe idade, para ser um intercambista também não! Mas, depois dos 30 essa experiência ganha, sem dúvida, um novo significado na vida de quem passa por ela. Além de buscar novas vivências e aprendizados múltiplos, os intercambistas com mais de 30 colhem frutos extremamente proveitosos na carreira e que são vistos com muita rapidez!
Serviço:
STB Student Travel Bureau Intercâmbio e Turismo
Av. Barão de Studart, 1501 lojas, 14/15 – Aldeota
3266-2900 / 3266-2900
Fotos: Reprodução