O que pesa mais para a falta de produtividade no trabalho? Cigarro, álcool, má alimentação? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge na Grã-Bretanha, revelou que uma noite mal dormida é o principal fator da queda da produtividade no trabalho.
O efeito geral da falta de sono é bem conhecido, quem permanece mais de 18 horas consecutivas sem dormir tem os reflexos, a memória a curto e longo prazo, a capacidade de concentração e a habilidade de tomar decisões afetadas. De acordo com os especialistas, quem dorme menos de seis horas por noite sofre de cansaço, sonolência, problemas cardiovasculares e neurológicos.
No decorrer da investigação que foi feita em parceria com o Instituto Rand Europe, os pesquisadores avaliaram os hábitos de 21 mil funcionários que participavam do concurso “A empresa mais saudável da Grã Bretanha”. Com base neste levantamento, eles detectaram que os trabalhadores que possuíam um melhor desempenho eram os que costumavam dormir entre sete e oito horas por noite. Os cientistas também se surpreenderam aos constatar que quem fuma, costuma tomar bebidas alcoólicas ou se alimenta mal, sofrem menos interferência na produtividade profissional.
A neurologista Andrea Bacelar, ressalta que no caso do álcool o resultado depende da quantidade ingerida. “Tomar uma cerveja depois do trabalho não vai ser tão maléfico quanto dormir pouco. Mas, em excesso, o álcool diminui a glicose do sangue, afetando o funcionamento do cérebro”, diz a especialista, que afirma ainda que ao não ter uma boa noite de sono, o indivíduo não consegue repor as energias para o dia seguinte, resultando na falta de restabelecimento das funções neurológicas, o que traz ao organismo prejuízos como hipertensão, diabetes, maior irritabilidade e falta de concentração.
Para evitar uma queda no desempenho, o ideal é que além de tentar manter o hábito de dormir de sete a oito horas por dia, a pessoa “desacelere o cérebro” antes de se deitar. Segundo a neurologista, as pessoas precisam também se distanciar do e-mail e do celular à noite para garantir a qualidade do sono.
Fotos: Reprodução.