Sabia que é possível saber o que você andava fazendo no Facebook em 24 de agosto de 2012? Ou mais especificamente, em praticamente qualquer data que você tenha se conectado à grande rede social?
Uma ferramenta que pouca gente conhece e que foi disponibilizada por Mark Zuckerberg desde outubro de 2010 oferece ao usuário a possibilidade de baixar um arquivo que contém todos os dados da conta e do perfil dele no Facebook. Nesse arquivo, é possível acessar fotos, trocas de mensagens, depoimentos deixados em seu antigo mural, vídeos compartilhados, pessoas adicionadas, pessoas excluídas, seguidores e até as famosas cutucadas!
E se você acha que isso é muito, saiba que o Facebook registra inclusive os endereços de IP (Internet Protocol, o endereço, por assim dizer, de onde você está acessando a internet) que você utilizou para acessar a rede , tudo com datas e horários.
O motivo de registrar tantos detalhes sobre os usuários? Construir perfis publicitários mais definidos e vender espaço para propagandas. Ou vai dizer que você nunca se surpreendeu ao falar com um amigo que gostava de determinado produto e logo depois, aparecer um anúncio do mesmo na sua timeline ou na lateral da sua página?
A vigilância é tanta que você pode ser atribuído a perfis de produtos mesmo sem ter curtido nenhuma página referente a ele. Mais do que as “curtidas” propriamente ditas, o Facebook registra os dados de suas publicações, como o tamanho do sapato que você calça que você falou em alguma postagem ou publicação.
Como baixar o meu?
Ficou curioso para descobrir sobre si talvez até mais do que você mesmo saiba? É bem simples. descubra abaixo o passo a passo:
Pronto! Agora é só você abrir a caixinha das memórias virtuais e se divertir!
Fotos: Reprodução