Uma das maiores preocupação de quem vai viajar, mais do que perder o voo talvez seja o de perder a bagagem. Afinal, ter suas malas extraviadas pode dar bastante dor de cabeça – e prejuízo! Agora, imagine que a bagagem perdida não fosse uma mala qualquer, e sim o seu bichinho de estimação? Pois foi exatamente o que a companhia aérea TAM fez.
Assim é o caso da cadelinha Mel, misto de vira-lata e boxer, que estava indo para Feira de Santana (BA). Mel pertence à estudante de administração Amanda dos Santos, e iria viajar no dia 18 de janeiro para a Bahia com a avó da estudante. As duas realizaram todos os procedimentos exigidos pela operadora de voos para que a cadelinha embarcasse em segurança: todas as vacinas foram dadas e a caixa de transporte foi devidamente providenciada. Como mel pesava mais de 12 quilos e o limite para ir na cabine com o passageiro é de apenas sete quilos, ela teve que ser despachada para viajar no bagageiro do avião. A dona da cadelinha desembolsou ainda R$ 354 para que o embarque da cadelinha fosse realizado.
O voo que deveria ter saído de São Paulo rumo à Feira de Santana às 21h50 atrasou, e antes mesmo da avó embarcar, elas receberam a triste notícia: a TAM perdeu a cachorrinha.
Começou o desespero de Amanda e sua avó. Segundo a TAM, a cadela havia fugido da caixa e não era possível encontra-la à noite. Na manhã seguinte, ficou um jogo de empurra-empurra entre a TAM e a operadora do Aeroporto de Guarulhos, mas ninguém se responsabilizava pelo sumiço. Quando foi confirmado que a TAM perdeu a cachorrinha, Amanda chegou a trocar algumas mensagens com o operador da TAM, mas nada conclusivo.
O que já parece absurdo fica ainda pior. Quase 15 dias após o sumiço, Amanda já havia registrado um Boletim de Ocorrência contra a TAM quando recebeu a seguinte proposta da operadora: eles dariam a ela qualquer cachorro que ela quisesse, de qualquer raça, para “compensar” a perda de Mel. Diz se não é absurdo?
Amanda ficou indignada e recusou. Em entrevista ao blog “Todos a bordo”, ela declarou “Fiquei furiosa. Disse que não, que eu queria a minha Mel e não qualquer outro cachorro. Ele voltou a ligar para minha mãe com a mesma oferta e quis conversar pessoalmente conosco. Obviamente não aceitamos. É muita falta de sensibilidade”.
Na semana passada, a empresa ainda ofereceu dinheiro para cobrir os custos do desaparecimento e o ressarcimento do dinheiro pago pela embarque da cachorrinha, mas ainda nada do paradeiro de Mel.
Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal de Amanda