Conheça a técnica Verde-Amarelo-Vermelho para colocar ordem na casa!
18 de outubro de 2017
Baile Fervura – Casa Maré convida Procurando Kalu
18 de outubro de 2017

O TDAH, ou melhor, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é é um transtorno neurológico, psiquiátrico de possível origem genética. Seus principais sintomas são inquietude, dificuldade de concentraçao, impulsividade e problemas com organização e disciplina.

Algumas de suas causas são, conflitos familiares, contaminação por chumbo, sofrimento fetal, situações constantes de estresse com a criança, álcool durante a gravidez e deficiência hormonal. Existe tratamento? Sim e um dos métodos recomendados por especialistas são remédios a partir dos oito anos e acompanhamento psicológico.

Porém os sintomas também podem ser controlado pelos pais. Por esse motivo, o Pátio Hype trouxe cinco dicas para saber lidar com crianças hiperativas. É só descer e conferir!

1.Regras são essenciais

As crianças com TDAH possuem uma dificuldade em lembrar e se organizar, por isso as regras são um ótimo método para prender a atenção delas, assim como lembrá-la dos seus compromisso também. Para usar esse método, basta escreve-las em post-its e deixá-los em um local que a criança tenha fácil acesso e de modo simples.

2.Elogie-0

Elogios são bem vindos! Algumas palavras como, você consegue, muito bem, excelente trabalho ou vamos lá. Podem fazer toda a diferença para o comportamento do seu filho, porém não meça as palavras quando o pequeno realizar uma atividade com sucesso. Mas não o elogie-o exageradamente, pois ele acabará percebendo. Seja sincero no reforço positivo.

3.Seja direto

Ao repreender a criança, seja objetivo. Não fale demais e nem seja mole demais, use a clareza como aliada. Seja firme e olhe nos olhos do pequeno e relembre-o com frequência. Desse modo a criança entenderá com maior facilidade e compreenderá as regras.

4.A decoração do quarto

O fato do quarto da crianças ter muitos brinquedos, pôsteres e muitos elementos de decoração facilita com que a criança perca o foco com mais frequência. Isso não quer dizer que você não deve decorar o quarto do pequeno, mas que o local de estudo não deve conter itens que irá chamar a atenção da criança. A dica é: isole alguns locais específicos. Assim ele poderá estudar ou fazer atividades que precisem de mais atenção do que outras.

5.Pratique a independência

As crianças tendem a buscar os pais para ajudá-las na maioria das situações de organização, ações e para não perder a concentração. Os pais exercem esse papel muito bem, porém você deve incentivá-lo a não esquecer das regras e a lidar com a organização sozinhas. Por isso vá ensinando ao seu filho aos poucos a ser independente.

O seu filhote faz parte desse grupo? Deixe seu comentário aqui embaixo sobre as dicas da equipe Hype. Adoraríamos saber se estamos indo no caminho certo!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *