Quem passou dos 25 com certeza, em algum momento da vida, já deve ter parado para assistir Chaves. A série mexicana foi feita nos anos 1970, mas ainda hoje faz sucesso com adultos e crianças de todas as idades, com suas situações cômicas e personagens divertidos. Mas sabiam que existe uma teoria para lá de bizarra – para não dizer sinistra – que diz que, na verdade, Chaves é a representação do Inferno?
Como todo mundo sabe, Chaves é um seriado mexicano chamado El chavo del ocho, criado na década de 1970 por Roberto Bolaños. Desde meados dos anos 1980 o programa é exibido no Brasil, porém, sua exibição foi suspensa em 2021, com o seriado sendo removido tanto da TV aberta quanto do streaming. Pois bem, tanto tempo no ar foi mais do que suficiente para que várias teorias se formassem sobre o programa, mas de todas elas, uma é especialmente sinistra.
A vila do Chaves é o verdadeiro Inferno
A teoria de que o programa não conta a história de um jovem que vivia em uma vila e, sim, é a representação do Inferno é de Ademir Luiz, um historiador. Segundo ele, o nome do protagonista não ter um nome, sendo chamado de moleque (el chavo, em espanhol) representaria a inocência infantil perdida por causa dos pecados. E os demais personagens da vida seriam a representação de cada um desses pecados.
Segundo Luiz, Seu Madruga representaria a preguiça. Já Seu Barriga é a avareza. Quico representa a inveja enquanto Chiquinha, seria a ira. Dona Clotilde é a vaidade enquanto Dona Florinda e Professor Girafales, juntos, representam a luxúria. Por fim, o próprio Chaves também representaria a gula. A teoria ainda ressalta que cada personagem nunca consegue alcançar aquilo cujo pecado representado almeja.
Ou seja, sendo a gula, Chaves nunca consegue comer. Representando a luxúria, Dona Florinda e o Professor nunca conseguem se beijar, Seu Madruga nunca consegue trabalhar, Seu Barriga nunca consegue receber seus aluguéis atrasados e por aí vai. Vale ressaltar que tudo isso não passa de uma simples teoria e que os criadores do programa nunca mencionaram nada sobre o assunto. Mas, faz algum sentido para você?
Fotos: Reprodução