Inaugurada torre de energia solar em formato de tulipa

EcoFriendly|Novidades

Uma tulipa gigante no meio do deserto, é a ideia super original da empresa de tecnologia AROA. Na verdade ela faz parte de um parque que produz energia solar na cidade de Almeria, no sul da Espanha. A Tulipa Solar, apelido dado pelos criadores, é a segunda torre da empresa. E não é só o fator estético do sistema que é inovador. Além de proporcionar mais eficiência na produção de energia, ela ainda reduz a quantidade de água necessária para o seu funcionamento.

Destacada em meio a paisagem, a torre que tem um ar elegante é feita inteira de cobre, o que faz com que ela seja ainda mais diferente das demais fazendas solares. E segundo o arquiteto do projeto, Haim Dotan, mesmo com todo esse diferencial o projeto não custou mais caro, apenas foi mais trabalhoso. Cada um dos módulos interligados que fazem o sistema funcionar é capaz de gerar até cem quilowatts e podem ser conectados juntos em uma rede.  A torre tem 35 metros de altura, e ao redor dela estão 50 espelhos, que acompanham o sol e direcionam os raios e o calor para o interior de uma lâmpada com mil graus Celsius.

O sistema usado pela Tulip Solar, é híbrido, ou seja capaz de trabalhar o tempo todo, mesmo durante a noite e quando as nuvens estão encobertas. Para movimentar a turbina, ao invés de usar o vapor convencional, o sistema utiliza o ar expandido, que é forçado através da turbina e gera eletricidade. O projeto foi inaugurado recentemente, mas a ideia já vem desde os anos de 1980, e foi idealizado pelo professor Jacob Karni, do Instituto Weizmann. A primeira mini-turbina foi instalada em Kibbutz Samar, Israel, em janeiro deste ano. A AROA tem sede em território israelense, e agora depois da construção da segunda Tulipa, vai começar testes, para que o mesmo sistema, além de produzir energia, trabalhe também no processo de dessalinização da água. Inovação no design e na utilização dessa tulipa gigante.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter