5 coisas perigosas que você pode fazer na Internet sem perceber
18 de janeiro de 2017
Concerto para Moviola no Cineteatro São Luiz
18 de janeiro de 2017

Trabalhar antes das 10 da manhã? Cientistas afirmam que isso é semelhante a tortura

“Deus ajuda quem cedo madruga”! Quem nunca ouviu o ditado que é reflexo de nossa sociedade matutina? Em grande parte do mundo, empresas, escolas e instituições iniciam suas atividades no período da manhã. Mas se você é daqueles que detesta acordar cedo para estudar ou trabalhar, relaxe: mais do que preguiça, isso pode ser explicado pela ciência.

De acordo com um pesquisador da Universidade de Oxford, no Reino Unido, começar a trabalhar antes das 10 da manhã é uma “forma moderna de tortura”. Paul Kelley, um dos maiores cientistas da Instituição, explica que os nossos corpos funcionam com um relógio biológico e que cada pessoa tem o seu ritmo (também chamado de cronotipo), é ele que determina se você é daqueles que acordam às sete da manhã correndo para academia ou às onze pedindo por mais cinco minutinhos na cama.

Paul Kelley explica ainda que esse mecanismo pré-programado regula nossa atividade cerebral, níveis de energia, produção de hormônios e percepção do tempo. “Ao começar a trabalhar antes das 10 da manhã todos os dias, nós estamos cientificamente nos torturando”, ele defendeu durante uma apresentação no British Science Festival.

→ Sociedade privada de sono

Esse estilo de vida moderno que se assemelha a uma verdadeira tortura se iniciou no século XX, quando o tempo de trabalho aumentou para maximizar a produção. É claro que ninguém levou em conta o relógio biológico e de lá para cá, o organismo humano foi se acostumando com o novo ritmo.

Hoje, segundo o doutor Kelley, temos uma “sociedade privada de sono”. Problema que não é só do mundo Ocidental, pois a violação das regras naturais do corpo é uma questão mundial que resulta no sofrimento de muitas pessoas por não conseguirem dormir o número suficiente de horas todas as noites. “Não podemos mudar o nosso ritmo para as 24 horas do dia. Você não consegue aprender a acordar em um certo horário”, ele observa.

Após essa descoberta, agora você já tem um bom argumento para se defender quando alguém disser que você trabalha em passos de tartaruga nas primeiras horas do dia. Afinal, segundo a ciência, começar a trabalhar antes das 10 da manhã é tortura.

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *