Quando a fome no café da manhã está brava, ele é o grande salvador. Quando a “mistura” acabou, também. Seja mexido, frito ou cozido, no Brasil, o ovo está entre as proteínas mais democráticas em termos de preço. Preparar ovos é uma das receitas mais fáceis do mundo, afinal, pela lógica é simples: basta colocá-lo em uma panela com água ou em uma frigideira com manteiga e ligar o fogo.
Ok! A afirmação não deixa de ser verdade, mas esse alimento tão trivial do nosso dia a dia é cheio de segredinhos e com uma matéria prima bem escolhida e alguma técnica, comer ovo frito – mexido, cozido ou pochê – é um deleite. Como a equipe do No Pátio é praticamente “ovolátra” – gostamos dele com a gema bem molinha, bem assadinho, cozido… – começamos a pesquisar alguns truques para preparar ovos perfeitos. A curiosidade bateu? Então veja a seguir dicas inusitadas de preparar ovos.
Primeiro vamos ensinar algumas dicas bem básicas, mas que irão mudar sua maneira de preparar ovos e facilitar a sua vida:
1– Antes de colocá-lo para cozinhar, deixe alguns minutos fora da geladeira para evitar o choque térmico;
2 – Frite ovos em anéis de cebola. Desse modo o problema do ovo frito se espalhar pela frigideira toda nunca mais vai te incomodar;
3 – Para que a gema fique centralizada, fique girando os ovos com uma colher no início do cozimento;
4- Não descasque ovos cozidos. Você pode cortá-lo direto ou adicionar sal ao cozimento. Com esses truques a casca acaba saindo naturalmente e facilitando o processo;
5 – Para interromper o cozimento no momento desejado, tire o ovo da panela e deixe-o durante um tempo sob água fria;
6 – Use o forno à seu favor. Ao preparar os ovos no forno eles cozinham por fora e ficam macios por dentro.
Agora aprenda a preparar preparar ovos perfeitos e delicie-se!
◊ Fritos
São os mais fáceis, mesmo assim podem ter aspectos variados. O que influencia:
– O tipo de gordura usada (que vai emprestar parte de seu sabor);
– Se a gordura vai ser jogada sobre o ovo;
– Se ele vai ser servido com a gema para cima (não virado) ou com a gema para baixo (virado uma vez).
Seja como for, frite em uma panela para sauté ou em uma chapa, preferencialmente com superfície antiaderente e tempere com sal e pimenta do reino enquanto ele cozinha. Para os perfeccionistas, aí vai um desafio: a temperatura ideal para fritar um ovo vai de 124º a 138º C (aquela que a manteiga faz barulho, mas não escurece).
◊ Cozidos
Eles podem ser duros, moles ou quentes. Podem ser oferecidos puros, ainda na casca, ou servir de guarnição para saladas. Mas os ovos fervidos na casca precisam de alguns cuidados: usar água o suficiente para cobri-los totalmente (de forma que o cozimento seja uniforme) e cozinhá-los no fogo baixo são duas dicas preciosas.
Coloque os ovos, à temperatura ambiente, na panela com água fria. Leve ao fogo e conte os minutos a partir do momento que a água ferver (e então abaixe a chama do fogão): quatro minutos para ovos moles (a gema fica quente, mas ainda líquida), seis minutos para os meio cozidos (a gema está parcialmente coagulada) e doze minutos para os ovos duros. Para evitar a coloração esverdeada que pode se formar em volta da gema (reação entre o enxofre e o ferro presentes nos ovos), fique atento ao tempo do cozimento e resfrie rapidamente depois da cocção.
◊ Mexidos
Para fazer um ovo mexido prático, mas com resultado semelhante ao da técnica francesa faça esse processo: A cada três ovos, acrescente uma colher de sopa de creme de leite e um pedacinho de manteiga fria, ainda fora do fogo. Então leve ao fogo e, quando começar a coagular, retire, depois coloque de novo. A ideia é fazer isso até que fique úmido e ao ponto.
◊ Pochê
Sem dúvida, o mais difícil dos ovos triviais – mesmo sabendo a técnica é possível que você gaste algumas dúzias antes de acertar a mão. Sem gordura extra adicionada e base para receitas consagradas, como os ovos beneditinos, ou ainda complementos de sopas e caldos, eles só podem ser feitos com ovos frescos.
Uma dica para acelerar o cozimento é adicionar um pouco de vinagre (10ml para cada litro) e sal à água em uma panela funda o suficiente para submergir o ovo. Quebre o ovo, previamente mantido em temperatura ambiente, em um recipiente e, quando a água estiver levemente fervente, coloque o ovo na panela (fogo baixo, lembre-se!). Ele deve afundar e depois retornar à superfície. Depois de 3 a 4 minutos, já pode ser retirado com uma escumadeira.
Viu como para preparar preparar ovos perfeitos é necessário por em prática alguns segredinhos? E nem é preciso ter estudado no Instituto Americano de Culinária para aprender esses truques, já que o No Pátio ensinou tudo a você.
Fotos: Reprodução.