Turismo ecológico – Aventura, conhecimento e contato com a natureza

EcoFriendly

Turismo ecoturismo – Aventura conhecimento e contato com a natureza3
O turismo ecológico ou ecoturismo é uma prática que tem ganhado cada vez mais espaço e adeptos no Brasil e, além disso, é um ramo de mercado rentável que pode subsidiar de forma digna e justa famílias e comunidades inteiras. A atividade até ganhou um dia especial no calendário de comemorações, hoje (1), o Dia do Turismo Ecológico.

Um país com tanta diversidade como o Brasil é o cenário perfeito para o turismo sustentável em todas as regiões. Os diversos ambientes oferecem desde atividades simples como caminhada e locais para camping, a canoagem, escalada, montanhismo, mergulho entre outras atividades.

Além de ser uma prática de lazer, o ecoturismo pode ser classificado como uma prática esportiva ou educacional. Atividades que se utilizam de forma sustentável do patrimônio natural e cultural, incentivam a sua conservação, promovem a formação de consciência ambientalista e garantem o bem-estar das populações envolvidas.

Turismo ecoturismo – Aventura conhecimento e contato com a natureza

No Ceará, por exemplo, a Rede Tucum, que trabalha com turismo comunitário, oferece nos seus roteiros um contato direto dos turistas com a natureza e, dessa forma, acaba intimamente ligada ao turismo sustentável. É esse o cuidado que o ecoturismo quer transmitir, da não agressão ao meio ambiente e de um contato harmonioso entre o turista e meio que está sendo visitado.

Opção em Fortaleza

Se você não está com tempo para visitar destinos fora da cidade ou do estado, o Parque de Aventuras do Cocó pode ser uma boa pedida. O espaço está com a atividade de arvorismo com agendamento aberto. No momento, se destina exclusivamente a estabelecimentos escolares e instituições. Basta formar um grupo entre 10 e 20 pessoas e agendar.

Além do arvorismo, todo o Parque do Cocó acaba sendo um refúgio de toda a agitação da cidade e quer ficar mais próximo da natureza.

Turismo ecoturismo – Aventura conhecimento e contato com a natureza4

Cariri

A região do Cariri cearense oferece diversos roteiros de turismo ecológico, a maioria se concentra na Chapada do Araripe, lugar que abriga a Floresta Nacional do Araripe (Flona) de 38.626,32 ha.

Além das trilhas e das visitas as diversas nascentes da chapada, outro bom destino é o Geopark Araripe. O lugar é patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é um território que abriga, entre outras coisas, sítios geológicos e paleontológicos.

Serviço
Arvorismo no Parque do Cocó
Durante a semana: agendamento pelo telefone 3101-5550
Fim de semana: aberto ao público
Horários: das 8h às 11h e das 13h às 17h
Entrada gratuita

Geopark Araripe (site)

 

Fotos: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter