Coletor menstrual – Um copinho que proporciona liberdade!

Comportamento|Estilo de Vida|Mulher

A menstruação é um evento que ocorre de forma cíclica toda vez que a mulher ovula mas não engravida. Extremamente importante para o sexo feminino, ela é muito marcante para algumas mulheres pelos incômodos que são causados. Imagine então passar por este período se sentindo 100% à vontade para usar roupas brancas sem ter que se preocupar com a posição do absorvente, e ainda poder ir tranquilamente a praias e piscinas. Essa é a proposta de liberdade que o coletor menstrual oferece e que, apesar de já existir a décadas no exterior, no Brasil vem ficando popular há pouco tempo.

Diferente dos absorventes externos, ele é usado como um depósito, não absorvendo o fluxo. O item, que vem chamando a atenção das brasileiras por sua proposta sustentável, econômica e prática, possui alguns efeitos colaterais físicos, como dor de cabeça, cólica e inchaço. Mas para as defensoras do método, diante da superação a sensação de cerceamento de liberdade, isso não é nada.

coletor menstrual3O coletor menstrual é vendido em quatro tamanhos diferentes mas normalmente cabe na palma da mão. Feito de silicone flexível, hipoalérgico e antibacteriano, tem em uma de suas extremidades uma haste maleável para facilitar a introdução no canal vaginal, possibilitando ainda um tempo maior de troca em relação aos absorventes comuns.

Custando em média R$80,00, uma das principais vantagens do produto é a economia que proporciona, pois os coletores são reutilizáveis e podem durar até dez anos se forem bem cuidados, explica a ginecologista Mariana Scombatti Filipe. “Quando diluímos o custo dos absorventes ao longo do ano, o valor do coletor se torna inferior”, afirma.

Ele funciona da seguinte forma: ao dobrar o coletor ao meio (em formato de “C”), a mulher deve sentar-se ou agachar-se, introduzindo-o na entrada da cavidade vaginal. Logo em seguida o item se desdobrará naturalmente, adaptando-se à cavidade, ficando apenas a haste na entrada do canal vaginal. Uma dica simples para saber se ele está na posição correta é não sentir desconforto ao sentar ou levantar. Confira abaixo um vídeo que mostra o passo a passo na hora de usar:

[youtube width=”900″ height=”600″]https://www.youtube.com/watch?v=33lspg6LQBY[/youtube]

O absorvente tradicional, por si, deve preferencialmente ser usado de 4 a 6 horas, sendo descartado em seguida. A depender do fluxo, isso significa diversas trocas diárias para não acumular bactérias e facilitar o aparecimento de alergias ou doenças como a candidíase.

No Brasil, ainda há poucas marcas nacionais ou de distribuição de coletores. Algumas delas são a InCiclo (www.inciclo.com.br), a Me Luna (www.meluna.com.br), a Lunette (www.kevosai.com.br) e a Holy Cup (www. holycup.com.br/shop).

E você, já se rendeu às vantagens do coletor menstrual? Conta para a gente aqui do Patio Hype o que você achou deste produto…;)

 

Fotos:Reprodução.

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter