No último dia 12 de Julho foi comemorado o cinquentenário de estreia nos palcos dos Rolling Stonones, a data acabou impulsionando uma série de lançamentos em torno da história da banda inglesa. Curiosamente, o mercado mais aquecido ultimamente não é o de disco e sim – felizmente – o de livros! O grupo até chegou a lançar um livro comemorativo – “Rolling Stones: 50” – ainda sem edição para o Brasil, mas que pode ser encontrado nas maiores livrarias do país.
Na publicação bibliográfica, o vocalista do quarteto recebeu uma atenção toda especial. “Mick: The Wild Life and Mad Genius of Jagger”, uma versão atualizada da bibliografia lançada por Christopher Andersen – em 1993 – que também já pode ser comprada em sites estrangeiros! Outra publicação, “Mick Jagger: Satan from Suburbia”, de Philip Norman, será lançada em Outubro, nos Estados Unidos e no Brasil. E por aqui, pegando essa onda saiu recentemente “Jagger: uma biografia”, publicado ano passado, pelo jornalista e biógrafo norte-americano Marc Spitz.
O livro não se trata de uma típica biografia de celebridade, o trabalho de trabalho de Spitz é bastante diferente do convencional, pois além de ser crítico do Rock, o autor é acustumado a refletir sobre a estética da música pop e seu impacto cultural. “Jagger” traz um equilíbrio de história de vida e ensaio cultural. Para quem sede não conhecer a trajetória do vocalista, a publicação é bem eficiente: com todos os marcos históricos bem escritos!
O que também é bacana para quem já conhece, pois traz uma boa prosa e vale também pelo lado ensaístico, que responde a questões como: de que forma se operou a transformação de Jagger, para o público, de líder rebelde de um grupo de rock transgressor ao antipático milionário, antagonista do ainda heroico rebelde Keith Richards?
O autor traz revela as décadas de 70, 80 e 90 mostrando a construção de Mick multifacetado, irônico, que escondia o que passava pela sua cabeça. Destaca a revisão dos anos 80, cheia de detalhes, uns até pouco conhecidos de muitos, como as frustradas aventuras solo do cantor. O autor mostra também, o quanto Jagger é mal compreendido e como há má vontade em compreendê-lo!
Jagger – A Biografia
Marc Spitz
Benvirá
2012, 287 páginas
R$ 34,90
Fotos: Reprodução