Quem passou dos 25 com certeza lembra de um conselho que rodava o Orkut e o MSN: Use filtro solar! Mas mais do que uma propaganda de protetor solar ou uma campanha de prevenção ao câncer de pele, o conselho vinha de um poema cantado escrito pelo jornalista Pedro Bial. Rapidamente, aquilo se viralizou nas redes sociais. Pois bem, quase 23 anos depois, adivinha quem voltou?
A primeira versão de Filtro Solar era uma adaptação em português do poema “Wear Sunscreen“, escrito em 1997 pela jornalista Mary Schmich. A coisa fez tanto sucesso que se espalhou dentro e fora da internet. De discursos motivacionais em empresas à remixes nas baladas, o Filtro Solar estava em todo canto. E até virou meme – antes mesmo da internet saber o que é um meme.
A volta do Filtro Solar
Agora, no final de 2022, Pedro Bial resolveu resgatar aqueles versos e fazer uma nova versão. “Há 20 anos, quando produzimos ‘Filtro Solar’, aquela mensagem ter viralizado nos mostrou uma demanda muito grande por este tipo de reflexão. Era sobre como viver nossos desejos sem descuidar de nosso futuro, de nossa preservação e de quem nós amamos. Hoje, experimentamos uma renovação daquele pensamento. Por isso lançamos esta canção. Aquela demanda percebida há 20 anos permanece hoje, em um quadro ainda mais complexo que se tornou a vida digital”, disse Bial em um comunicado à imprensa.
A nova versão traz versos como “Senhoras e senhores, cuidem-se!“. E continua: “O cuidado é uma flor frágil, mas vira árvore com o tempo, traz frutos, sombra, outras flores. Nunca é demais cuidar do que se tem. Ter é ter… do que cuidar. Tem quem cuida. Ter cuidado é ter duas vezes, ter cuidado é ter para sempre“. Confira a nova versão na íntegra:
Filtro Solar viraliza… de novo!
E claro que as redes sociais ficaram em polvorosa com a novidade. As reações foram as mais hilárias e criativas possíveis:
E aí, vai usar filtro solar?
Fotos e vídeos: Reprodução