Várias pessoas acreditam que o hambúrguer é criação dos americanos, mas isso não é verdade. Ele chegou a América somente na segunda metade do século XIX, levado pelos imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo – razão pela qual seu primeiro nome no Novo Mundo foi hamburg steak. Inicialmente era uma comida rústica, apreciada por marinheiros que aproveitavam a carne entre dois pedaços de pão para mastigar algo enquanto trabalhavam.
Existem muitas histórias sobre sua origem, sendo a mais conhecida a versão de que ele se originou por volta do século XIII, quando cavaleiros tártaros moíam a carne dura e crua durante as cavalgadas, colocando-a sob suas selas. Após certo tempo de viagem, o alimento se transformava em uma “massa” mais macia e fácil de mastigar. Séculos depois, o hambúrguer foi aprimorado pelos americanos, que acrescentaram outros ingredientes à carne, como pão, salada e queijo. Hoje, ao pensarmos na culinária americana, imediatamente associamos o hambúrguer a ela.
Devido à rapidez e praticidade durante o preparo, ele é um dos alimentos mais consumidos nas redes de restaurantes fast food. Porém, por conter muita gordura, este tipo de alimento, se consumido em excesso, torna-se prejudicial à saúde. Para os amantes de hambúrguer (sem exageros), o No Pátio traz agora receitinhas saborosas para você testar e aprovar… Vamos conferir?
HAMBÚRGUER DE PERNIL COM CEBOLA REFOGADA
Ingredientes:
½ kg de pernil de porco
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de páprica picante
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
8 ramos de alecrim
3 cebolas médias em rodelas grossas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 pitada de louro em pó
Para decorar: salsinha
Modo de preparo:
Lave o pernil, elimine a gordura aparente e as aparas. Pique-a pedaços pequenos e, em seguida, pique finamente até ficar bem moída. Se preferir, moa a carne. Tempere com o sal e a páprica. Misture com as mãos ou uma colher até obter uma massa homogênea e modele 8 hambúrgueres (5 cm de diâmetro). Arrume em um prato, pincele-os com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e sobre cada um disponha um ramo de alecrim. Cubra com filme plástico e reserve dentro da geladeira. Coloque em uma frigideira antiaderente o azeite de oliva restante, as cebolas e o louro. Refogue, salteando de vez em quando, por 15 minutos ou até a cebola dourar. Retire as cebolas Arrume os hambúrgueres na mesma frigideira antiaderente e grelhe por 8 a 10 minutos ou até dourar dos dois lados. Tome cuidado para que a carne fique cozida por dentro. Retire do fogo. Sirva com a cebola refogada. Decore com salsinha.
HAMBÚRGUER DE SOJA
Ingredientes:
1 xícara (chá) de proteína de soja
2 copos de água morna
1 unidade de ovo
Sal a gosto
2 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de cheiro verde picado
1/2 xícara (chá) de cebola ralada
1 colher (café) de óregano
Pimenta do reino branca a gostoCominho a gosto
Óleo de cozinha
Modo de preparo:
Hidrate a proteína na água morna por 20 minutos. Escorra toda a água e esprema bem o excesso de água e misture os demais ingredientes. Modele os hambúrgueres e coloque para assar ou se preferir frite em um pouco de óleo.
HAMBÚRGUER DE ATUM, GELEIA DE PIMENTÃO DEFUMADO E CHIPS DE MANDIOQUINHA
Ingredientes:
Para o hambúrguer:
600g atum picado na faca
2ml azeite de alho
20g coentro picado
20g hortelã
Sal a gosto
Pimenta-do-reino
Para a geleia:
150g pimentão vermelho sem pele
70g açúcar
80 ml vinagre
Sal defumado
Modo de preparo:
Para o hambúrguer: Misture todos os ingredientes, tempere e molde com a ajuda de um aro. Cozinhe em fogo forte em uma frigideira com um pouco de azeite.
Para a geleia: Leve todos os ingredientes ao fogo, quando o pimentão cozinhar e o caldo atingir uma textura de xarope, bata no liquidificador. Sirva acompanhado das chips de mandioquinha e de uma porção de folhas.
HAMBÚRGUER DE LEGUMES
Ingredientes:
150g de abobrinha italiana ralada
50g de cenoura ralada
100ml de azeite
Um dente de alho amassado
100g de farinha de trigo
250g de quinua orgânica
Sal e pimenta moída na hora
Fatias de queijo prato
Modo de Preparo:
Cozinhe a quinua em água fervente com sal, escorra e deixe esfriar. Em uma panela a parte, refogue em fogo médio o alho, a cenoura e a abobrinha com sal e pimenta do reino a gosto, sem deixar que fiquem muito moles. Misture todos os ingredientes à farinha aos poucos até criar uma massa homogênea e molde no formato de hambúrguer. Frite na chapa ou em frigideira untada com azeite de oliva até criar uma casquinha.
Montagem :
Derreta o queijo e sirva em pão de hambúrguer integral.
Sugestão de complemento: alface, tomate, ovo fito, cebola, champignon e creme de milho.
HAMBÚRGUER CLÁSSICO
Ingredientes:
200g de carne de boi moída (maminha, fraldinha, miolo de alcatra e coxão duro
em partes iguais)
1 colher (chá) de cebola picada finamente
1/4 de dente de alho picado finamente
Sal e pimenta do reino moída na hora
60 g de queijo Serra da Canastra fatiado
3 fatias finas de bacon
4 folhas de mini mostarda
Pão de hambúrguer de sua preferência
Modo de Preparo:
Misture as carnes moídas e junte a cebola e o alho. Molde com as mãos para formar um hambúrguer com aproximadamente 2cm de espessura. Tempere com sal e pimenta somente quando for grelhá-lo. Coloque o hambúrguer para grelhar de preferência em uma grelha estriada ou char-broiler bem quente, por mais ou menos 6 minutos de cada lado, até chegar ao ponto. Quando virar o hambúrguer, coloque o queijo por cima e tampe com abafador para derretê-lo. Separadamente, frite o bacon em uma frigideira até ficar crocante. Monte o hambúrguer no pão, coloque o bacon por cima e finalize com as folhas de mostarda.
Agora que você já tem sugestões de receitas diferentes para preparar o seu hambúrguer, o No Pátio te dá dicas que fazer com que ele fique perfeito. Dá uma conferida nas sugestões.
1- O hambúrguer suculento e macio não incorpora ovo, farinha ou outro produto, só a carne. Então, certifique-se que ela seja moída na hora.
2- Cebola, salsinha, alho e pimentas variadas são ingredientes que muitas pessoas gostam de somar na hora de preparar o hambúrguer.
3- O tamanho depende da sua preferência, mas especialistas indicam algo em torno de 160 gramas e 250 gramas, com altura de altura de 1,5
centímetros e diâmetro de 10 centímetros.
4- O tipo de cozimento é um dos principais pontos que diferenciam os hambúrgueres. A chapa, por exemplo, tem o mesmo processo de cozimento que a frigideira, mas com uma pequena diferença: a temperatura. A chapa retém mais calor e chega a graus bem mais altos que a panela caseira, o que permite selar (tostar as superfícies, sem cozinhar internamente) com mais facilidade.
5- Quando a carne passa do ponto, ela perde em sabor e textura. A sugestão para que o produto não mantenha a umidade é chapear, grelhar ou fritar em no máximo 10 minutos, cinco para cada lado do disco.
Gostou das receitas que o no Pátio sugeriu nesta semana? Então conta para a gente a que você achou mais saborosa e fácil de preparar.
Fotos:Reprodução.