Verónica: A história real por trás do filme

cinema|Curiosidades|Entretenimento

Em 2018, a Netflix incluiu em seu catálogo um novo filme de terror espanhol. Verónica poderia ser apenas mais um terror como outro qualquer, e seu lançamento poderia até ter passado desapercebido. Mas houve um detalhe: o longa logo caiu no gosto do público. Mas o que nem todo mundo sabe é que, assim como vários outros filmes de terror, Verónica também foi inspirado em fatos que aconteceram de verdade e a gente conta tudo para você!

O filme foi inspirado em um caso policial chamado Expediente Vallecas, o único da Espanha que envolve algum tipo de fenômeno sobrenatural. O caso se passou em 1992. na época, a Polícia Nacional da Espanha escreveu um boletim de ocorrência relatando o caso da jovem Estafanía Gutiérrez Lázaro, de 14 anos. Ela morreu no hospital da cidade de Vallecas, supostamente após ter brincado com um tabuleiro de Ouija. E o laudo forense marcava a morte da jovem como “suspeita”.

Verónica

De acordo com um jornal local, a polícia foi chamada à casa da jovem dias após sua morte. Os familiares da vítima chamaram os investigadores porque afirmavam não conseguir dormir após o ocorrido. A reportagem afirma, ainda, que os policiais escreveram no boletim que “puderam ouvir e observar como a porta de um armário perfeitamente fechada, coisa que eles confirmaram depois, se abriu de forma súbita e totalmente antinatural”. Eles relataram ainda que “momentos depois puderam observar que em uma mesa com uma toalha e um telefone, apareceu, concretamente, uma mancha de cor marrom identificada como uma espécie de baba”.

Como é o filme Verónica

Dirigido por Paco Plaza, conhecido pela franquia REC, o filme Verónica foi indicado a vários prêmios Goya, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz Revelação (Sandra Escacena) e Melhor Diretor. Nele, acompanhamos a história de uma jovem que acaba participando de uma brincadeira com uma placa de Ouija na escola com suas amigas. Porém ela não imaginava que alguma força oculta iria segui-la depois do acontecido.

O filme está disponível na Netflix.

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter