O consumismo entre as crianças está cada vez maior. Para atrair este público, as propagandas não poupam esforços e os produtos ficam cada vez mais atrativos, utilizando-se imagens de atores famosos, personagens infantis, cantores, apresentadores, tudo isto para criar na mente da criançada o desejo do consumo.
Mas você já parou para pensar se você está incentivando – inconscientemente, claro! – seu filho a ser materialista? De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Missouri e Illinois, nos Estados Unidos, algumas táticas dos pais usadas para educar podem, na verdade, influenciar as crianças a relacionarem o sucesso na vida com a qualidade e a quantidade de bens materiais.
Os cientistas entrevistaram 700 adultos indagando-os sobre quais foram os tipos de recompensa e punição que eles receberam na infância. As respostas dos voluntários apontaram três comportamentos que incentivam o materialismo:
– Dar presentes quando a criança realiza alguma conquista. Ex.: tira notas altas, ganhar um jogo de futebol, etc;
– Usar presentes como forma de afeto;
– Tirar um bem material como forma de castigo.
Agora você se pergunta: Qual seria então, a alternativa para presentear os filhos e passar valores corretos a eles? De acordo com os pesquisadores, não é necessário parar completamente de demonstrar amor com presentes, mas isso deve ser feito ocasionalmente e não sempre. Os autores do estudo ressaltam que o melhor tipo de presente para ofertar aos filhos é o seu tempo, amor e atenção. Pois ao focar no tempo dedicado a eles, e menos nas “coisas”, as crianças tendem a crescer mais felizes, seguras e não precisarão de bens materiais para se sentir satisfeitas e completas.
É importante alertar que o principal fator que ajudará a criança a não se tornar materialista é a determinação e orientação dos pais. Pais que não têm limites provavelmente irão gerar isso nas crianças. E isso não tem nada a ver com ser rico ou pobre, o consumismo está em todas as faixas da sociedade.
Agora o No Pátio quer saber de vocês, quais são as alternativas e táticas que usam para incentivar ou castigar o seu filho? Conta para a gente, como você faz para evitar que ele se torne materialista?
Fotos: Reprodução.