Aprenda a praticar a meditação Chan, que foi levada da Índia para a China
A meditação Chan veio da Índia e os chineses a aperfeiçoaram, provando que a prática purifica a mente e deixa a realidade mais tranquila e fluida. Chan significa estados aprofundados da consciência. Ela age como pacificadora do indivíduo, beneficiando a si a outros seres. A mente agitada e revoltada não permite que o indivíduo veja as coisas a funda, com a devida transparência. Por isso, há a necessidade de “acalmar” a mente para ter atenção plena e assim enxergarmos com sabedoria todas as coisas, nos libertarmos do sofrimento e da ignorância.
Qualquer pessoa pode aderir a modalidade meditativa. Mas é preciso estar familiarizado com a meditação, moralidade e sabedoria. Meditação é contemplar a respiração em perfeita paz. Modalidade é cessar o mal e sobrepujar o mal para compreender a verdade chama-se sabedoria.
Para praticar a meditação, sente-se na postura de lótus: pernas cruzadas e pés sobre as coxas. Essa posição dá mais estabilidade ao corpo e por consequência a mente. Sente-se o mais reto que conseguir, deixando a cabeça e o pescoço eretos. Repouse as mãos no colo, deixe o peito relaxado para que a respiração flua naturalmente.
Os maxilares e os lábios devem ficar cerrados levemente. Os olhos ligeiramente abertos devem ficar em um ponto imaginário numa distância de no máximo 1 metro para evitar a sonolência. Para os iniciantes, cinco a dez por dia é suficiente. Mantenha a regularidade e aumente o tempo até chegar cerca de 20 minutos pela manhã e à noite.
Fotos: Reprodução