Início de carreira – Regras de networking para quem quer se destacar
3 de outubro de 2016
Hoje é dia de Cine Caolho!
3 de outubro de 2016

Você sabia que dar colo contribui para a criança se tornar um adulto mais confiante?

Colo demais deixa a criança mimada? Entre várias pessoas ainda existe o conceito de que dar muito colo a uma criança pode deixa-la mimada e mal acostumada. O mesmo conceito existe quanto a acolher o choro do bebê. No entanto, quem tem filhos sabe que é impossível ignorar o choro de um bebê que implora por um toque. Para vários pediatras e especialistas em puericultura, inclusive, o conceito de que o colo “estraga” o bebê é coisa do tempo das nossas avós.

Agora, há mais uma prova disso! Uma pesquisa realizada recentemente por pesquisadores da área de psicologia da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, concluiu que um adulto mais confiante é aquele que recebeu carinho e colo à vontade na primeira infância. 

Para chegar a esse resultado, os especialistas convidaram 600 adultos para responder questionários sobre quando eles eram crianças e também sobre a vida atual. Além de descobrir que, entre os participantes, aqueles que haviam sido mais acalentados pelos pais quando pequenos tinham uma probabilidade menor de desenvolver distúrbios psíquicos, o estudo também confirmou o que muitas famílias já sabem por instinto, mas é sempre bom lembrar: a criança que recebe atenção e mais tempo de qualidade junto dos pais se torna um adulto mais confiante, saudável e com mais habilidades sociais.

adulto-mais-confiante-2

Isso acontece porque durante a primeira infância, os bebês desenvolvem todas as conexões entre seus neurônios e todas as suas experiências contribuem para essa formação. Quando um adulto dá colo para um bebê que está chorando, ele o está confortando e aliviando uma situação de stress e isso ajuda a criança a não desenvolver gatilhos associados à stress.

É, ter filhos dá trabalho. Além dos cuidados básicos, é preciso encontrar tempo para dedicar carinho e atenção a eles e isso nem sempre é fácil porque, no mundo moderno, os pais acumulam uma série de tarefas.

Mas e você, tem conseguido vencer o cansaço e a impaciência, acalentando seu filho e contribuindo para que ele se torne um adulto mais confiante? Conta para a gente…

Fotos: Reprodução. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *