Há filmes que poderiam ser verdadeiros sucessos mundiais, porém acabam vendo as bilheterias minguarem devido a escândalos durante sua produção. Claro que isso não acontece com todos. Coringa, por exemplo, foi um filme que esteve envolvido em polêmicas desde que foi anunciado. Mas todo o bafáfá acabou fazendo com que ele fizesse um sucesso ainda maior. Pena que essa sorte não acontece com todos. Para dar uma ideia de como uma polêmica pode ser prejudicial quando o assunto é cinema, separamos alguns filmes marcados por polêmicas e que acabaram se convertendo em fracassos de público e crítica por isso. Veja a seguir apenas alguns exemplos recentes disso:
A Entrevista
O longa era uma comédia que retratava um plano fictício para assassinar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un. Porém o país não ficou nada feliz com esse plot e enviou ameaças para o mundo inteiro. Quem exibisse o filme poderia sofrer atentados violentos em retaliação. Como resposta, basicamente nenhum país passou o longa, que foi exibido diretamente em algumas plataformas de streaming.
Cinebiografia de Hugh Hefner
O magnata da revista Playboy seria um personagem incrível para uma cinebiografia. Uma vida invejável, com muito dinheiro e mulheres bonitas… Quem não gostaria de saber dos segredos obscuros desse homem? O projeto do filme foi anunciado e gerou bastante burburinho. O ator Jared Leto chegou a ser contactado para viver o personagem principal. Porém, seis mulheres acusaram o produtor e diretor Brett Ratner de assédio e abuso sexual. Isso fez com que a produção entrasse no limbo e fosse cancelada em definitivo.
Super Size Me 2
Quem acha que os documentários estão livres da lista de filmes destruídos por polêmicas precisa conhecer essa história. Super Size Me – A Dieta do Palhaço fez sucesso no final dos anos 90 mostrando um homem que resolveu passar um mês se alimentando apenas no Mc Donald’s. Pois bem, uma sequência chegou a ser feita, porém teve seu lançamento cancelado após as denúncias de assédio que foram realizadas contra o diretor Morgan Spurlock.
Um Dia de Chuva em Nova York
Faz tempo que qualquer lançamento de Woody Allen sempre entra na mira das acusações de assédio. Até agora, nenhum filme do diretor – acusado de ter assediado sua enteada – sofreu qualquer sanção. Porém, Um Dia de Chuva Em Nova York não passou passar incólume. Mesmo com nomes como Selena Gomez e Timothée Chalamet no elenco, o longa praticamente não foi distribuído e em vários países nem chegou a estrear nos cinemas.
Gore
A Netflix teve sérios problemas quando Kevin Spacey foi acusado de assedias sexualmente um menor de idade. Primeiro, ela teve que demiti-lo sumariamente de uma de suas séries de maior sucesso, House of Cards. Depois, jogou no lixo o projeto da cinebiografia do escritor Gore Vidal, que seria estrelado por ele. Para vocês terem uma ideia, a anulação dos projetos e a rescisão do contrato de Spacey teriam custado US$ 39 milhões aos cofres da gigante do streaming!!!
E olhem que esses foram apenas alguns exemplos de filmes marcados por polêmicas e escândalos. Há ainda vários outros títulos e, infelizmente, na maioria dos casos o problema foram as denúncias de assédio e abuso sexual.
Fotos e vídeos: Reprodução