O panetone tem um cheirinho maravilhoso de sobremesa de Natal. Com certeza, essa tradicional receita é uma das que mais faz sucesso nesse período. O delicioso pão doce recheado de frutas cristalizadas há tempos está presente nas festas e ceias natalinas de gente em todo o mundo. Várias histórias tentam explicar a sua origem. Uma das mais conhecidas é a de que ele foi criado na Itália, por volta do século XV, quando um jovem de família rica se apaixonou por uma plebeia, filha de um padeiro. Como o pai da moça não aceitava o namoro, o rapaz disfarçou-se de padeiro e foi trabalhar em sua padaria como auxiliar. Passados alguns dias, resolveu criar um pão diferente, doce, misturando frutas cristalizadas. Desde então, a iguaria se tornou um sucesso e o hábito de consumí-la nas festas de fim de ano teve início.
Engana-se quem pensa que panetone é tudo igual! Os tradicionais pães doces com recheio de frutas cristalizadas estão sendo trocados por novidades gastronômicas, como os panetones recheados com chocolate, mousse, sorvete, entre outros. E para provar que é possível adaptar a invenção italiana à culinária de cada região, o Pátio Hype preparou um delicioso guia do panetone para você sair do básico e fazer sucesso na sua ceia de Natal. Vamos conferir?
◊ Panetone básico
Ingredientes:
– 1 pacote (200 g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
– 1/2 colher (chá) de essência de panetone;
– 5 xícaras de farinha de trigo;
– 5 ovos ligeiramente batidos com um garfo;
– 1/2 xícara de uva-passa preta;
– 1/2 xícara de uva-passa branca;
– 1- xícara de frutas cristalizadas em cubinhos;
– 4 colheres (chá) de essência de laranja;
– 4 colheres (chá) de essência de baunilha;
– 4 colheres (chá) de essência de abacaxi;
– 1 xícara de água morna;
– 3 tabletes (15 g cada) de fermento biológico fresco;
– 1 xícara de açúcar;
– 1 xícara de farinha de trigo.
Modo de preparo:
Em um um pote pequeno, coloque todos os ingredientes e mexa. Tampe com papel filme e deixe descansar meia hora. Preaqueça o forno médio (180°C). Em um recipiente grande, coloque a água morna e junte o fermento, o açúcar e a farinha. Misture, cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume (cerca de 20 minutos). Depois que a massa esponja tiver crescido, junte à ela a manteiga (aos poucos), a essência, a farinha e os ovos. Trabalhe a massa com as mãos até formar uma massa lisa e homogênea, depois abra e distribua por cima as uvas-passas e as frutas cristalizadas.
Dobre a massa e misture para que as passas e as frutas se espalhem bem. Use um pouco de farinha para que a massa não grude na mão. Divida a massa em quatro partes e distribua em formas próprias para panetone. Faça um corte em cruz no centro de cada panetone e pincele a parte superior com uma gema misturada com uma colher de água ou leite. Deixe crescer até dobrar de tamanho (40 minutos aproximadamente) e coloque os panetones numa assadeira grande, em forno médio, preaquecido, por 35 minutos, ou até ficarem dourados e crescerem bastante.
◊ Panetone salgado
Ingredientes:
– 2 tabletes de fermento biológico fresco;
– 1 colher (sopa) de sal;
– 1 tablete de caldo de carne;
– 1 xícara (chá) de água morna;
– 1 xícara (chá) de leite;
– ½ xícara (chá) de manteiga;
– 3 gemas;
– 1 ovo;
– 1 pitada de orégano;
– 1 kg de farinha de trigo;
– ½ xícara (chá) de bacon cortado em cubos;
– 1 cebola média picada;
– 250 g de peito de peru picado;
– ½ xícara (chá) de nozes picada;
– ½ xícara (chá) de uva passa sem caroço;
– 1 gema;
– 1 colher (sopa) de manteiga;
– 2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado.
Modo de preparo:
Em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar e no sal. Acrescente o caldo de carne dissolvido na água, o leite, a manteiga, as gemas, o ovo, o orégano, a farinha de trigo aos poucos e misture bem até que fique homogêneo. Em seguida, cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.
Em uma panela, aqueça o bacon, a cebola e acrescente o peito de peru, as nozes e a uva passa. Misture e reserve. Abra a massa em uma superfície enfarinhada com o auxílio de um rolo.
Coloque o recheio, enrole como um rocambole e corte-a em três partes. Coloque cada parte em uma fôrma para panetone. Reserve. Misture bem em uma tigela a gema, a manteiga e pincele os panetones com esta mistura. Salpique o queijo tipo parmesão e leve ao forno pré-aquecido (200ºC) por cerca de 40 minutos ou até que esteja dourado.
Dica: Uma outra opção de recheio é misturar em uma tigela: duas xícaras (chá) de presunto em cubos, duas xícaras (chá) de peito de peru em cubos, ½ xícara (chá) de nozes picadas, ½ xícara (chá) de uva passa e uma colher (sopa) de manteiga.
◊ Panetone de churros
Ingredientes:
– 1 xícara de açúcar;
– 1 xícara de leite em pó;
– 2 xícaras morna de leite integral;
– 40 g de fermento biológico granulado;
– 3 ovos;
– 500 g de farinha;
– 50 g de manteiga sem sal;
– 1 colher de chá de essência de baunilha;
– Açúcar e Canela a gosto;
– 1 lata de leite condensado ou doce de leite pronto.
Modo de preparo:
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=SZm56Uv_QXI[/youtube]
◊ Panetone de pavê com abacaxi
Ingredientes:
– 1 panetone;
– 1 lata de leite condensado;
– 2 medidas da mesma lata de leite comum;
– 3 gemas;
– 1 colher (sopa) de manteiga;
– 2 colheres (sopa) de amido de milho;
– 1 colher (chá) de essência de baunilha;
– 200 ml de creme de leite;
– 1 lata de abacaxi em calda.
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite (reserve um pouco), o leite condensado e as gemas (levemente batidas e misturadas ao leite reservado com o amido). Leve ao fogo e adicione gotas de baunilha e creme de leite sem soro. Reserve em um refratário. Em outro refratário untado com a manteiga, intercale em camadas o creme reservado, as fatias de panetone picadas, o creme e o abacaxi picado. Termine com o creme. Decore com chantilli, suspiros, cerejas ou a gosto. Sirva gelado!
◊ Panetone Fit
Ingredientes:
– Fermento biológico;
– 1/3 de 1 xícara de água morna;
– 2 ovos;
– 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
– 2 colheres (sopa) de açúcar demerara;
– 1 colher (chá) de essência de baunilha;
– sal;
– Raspas de 1 limão;
– Manteiga;
– 1 xícara de farinha sem glúten;
– Gotas de chocolate meio amargo;
– Uvas-passa.
Modo de preparo:
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=r5soeHnhG3Q[/youtube]
◊ Panetone recheado com Nutella
Ingredientes:
– 2 latas de leite condensado;
– 3 colheres (sopa) de manteiga;
– 1 caixa de creme de leite;
– 1 xícara (chá) de creme de chocolate e avelãs (Nutella);
– 1 chocotone de 750 g;
– Confeitos coloridos a gosto.
Modo de preparo:
Do guia do panetone que o No Pátio preparou essa é uma das receitas mais fáceis. Você só vai precisar leva ao fogo, em uma panela média, o leite condensado com a manteiga, mexendo sempre até engrossar e soltar da panela. Em seguida, deixe esfriar e acrescente o creme de leite. Reserve uma xícara do creme. No creme restante, misture a Nutella, mexendo bem. Reserve também três colheres (sopa) desse creme.
Corte uma tampa no chocotone e, com uma colher, cave e retire todo o miolo (tenha cuidado para não romper a casca), mas deixe uma camada fina em toda a volta e no fundo. Envolva-o bem justo com uma tira de papel-alumínio dobrado. Recheie com pedaços do miolo e com os cremes alternados. Feche com a tampa e leve à geladeira até firmar. Ao servir, espalhe o creme branco em movimentos de vai e vem. Ponha o confeito e sirva.
Aqui no Brasil, há algum tempo já se pode encontrar panetones artesanais. Algumas padarias, por exemplo, tiram de seus próprios fornos sua produção dos bolos natalinos. Com o guia do panetone que o Pátio Hype preparou, temos certeza que você vai amar fazer o seu próprio panetone.
Fotos e vídeos: Reprodução.