Dicas para se proteger do zika vírus

Comportamento|Dicas|Saúde


Desde que o Ministério da Saúde confirmou a relação dos casos de microcefalia (cérebro menor do que o normal) com o zika vírus, a preocupação entre gestantes e mulheres que querem engravidar está cada vez maior. Transmitido através do mosquito Aedes aegypti, o medo de adquirir o vírus tem deixado a população do País bastante apreensiva.

Não é para menos. Há casos em que a febre zika, como ficou conhecida, nem apresenta os sintomas (febre, náuseas, dores e manchas pelo corpo) que desaparecem em até cinco dias. Como o próprio Ministro da Saúde, Marcelo Castro, se pronunciou afirmando que as mulheres que quiserem ter um filho agora devem redobrar os cuidados, o No Pátio traz dicas para ajudar você a se proteger da doença.

zika vírus 3

◊ Use repelente

Passe repelente pelo menos três vezes ao dia em todo o corpo e reponha-o sempre que molhar a pele ou suar muito. Dê atenção especial às pernas e braços. Acender velas de citronela em casa também ajuda.

◊ Evite a proliferação do mosquito em casa

Retire o excesso de água dos vasos com plantas e evite acumular garrafas, copos e pneus no quintal. Esses objetos facilmente acumulam água da chuva e se tornam um criadouro natural do portador do zika vírus, o mosquito Aedes aegypti. Portanto, fique atenta a locais em que se possa estar acumulando água.

zika vírus 2

◊ Use blusas de manga longa e calças

Sempre que o tempo e a temperatura ambiente permitirem, use roupas que cubram os braços e pernas. Não é nada fácil no verão, óbvio, mas mulheres são especialistas em arrumar soluções interessantes quando se trata de se arrumar e de se vestir, não é mesmo?

◊ Use telas em janelas

Coloque telas protetoras em todas janelas e portas da sua casa. Deixe-as sempre fechadas. O mosquito do Aedes aegypti pode entrar durante o dia. É um método de proteção totalmente inócuo para a saúde e extremamente seguro.

◊ Mobilize os vizinhos

Mobilize toda a vizinhança para combater o mosquito. Seja chamando para uma reuniãozinha, seja no boca-a-boca, é fundamental ter certeza de que todos estão tomando os mesmos cuidados. Afinal, não adianta acabar com todos os possíveis criadouros da sua casa se seu o vizinho não faz o mesmo.

zika vírus 4

O último boletim do governo sobre o Zika vírus indica que, até o dia 12 de dezembro, foram notificados 2.401 casos de microcefalia em 549 municípios de 20 unidades da federação. Desses, 134 tiveram a relação com o vírus confirmada, 102 foram descartados (não têm relação com o Zika) e 2.165 estão sob investigação.

O balanço mostra ainda que 29 óbitos por microcefalia foram notificados desde o início do ano: um no Ceará, que teve a relação com o Zika confirmada, dois no Rio de Janeiro, onde foi descartada a relação com o Zika, e outros 26 estão sendo investigados.

 

Fotos: Reprodução.

 

Inscreva-se na nossa newsletter