Troca de brinquedos para não incentivar o consumismo nas crianças

Comportamento|Estilo de Vida|Pais e filhos


Você já parou para pensar, que diante do excesso de estímulos publicitários a que somos expostos, as crianças são um alvo importante na esfera do consumismo? Primeiro porque os pequenos influenciam (e muito) as compras dos pais, e segundo porque as empresas buscam criar consumidores fiéis desde a infância.

Além dos estímulos consumistas que chegam a elas pela televisão e entre os colegas de escola, existe outro fator que colabora em grande escala para que esse quadro fique ainda pior: a culpa dos pais. Muitas vezes por trabalhar em tempo integral e não dedicar tanta atenção aos filhos, muitos pais acabam dando as crianças tudo o que elas pedem. Mas afinal, o que fazer para não incentivar o consumismo nas crianças?

Para conscientizar pais e filhos sobre os problemas de ter um comportamento consumista desenfreado – que pode inclusive prejudicar as crianças não só na infância, como também na vida adulta -, a atriz Carol Guedes criou o site Quintal de Trocas, que funciona como uma plataforma para promover as trocas de brinquedos a partir da Internet.

Consumismo nas crianças  2

Como funciona?

O Quintal de Trocas é um site que permite a troca de brinquedos, jogos, livros e fantasias entre crianças, através de um mecanismo fácil e seguro criado especialmente para este fim. Nestas trocas, as crianças aprendem a negociar, a ceder para conquistar, a desapegar-se e também a compartilhar.

Carol Guedes conta que teve a ideia de criar o site após participar de uma feira de trocas realizada em uma praça. Ao notar que sua filha de dois anos, Maria Beatriz, aprendia muitos valores brincando a atriz decidiu espalhar essa experiência para o mundo todo.

Em apenas cinco passos é possível realizar uma troca e ensinar o não consumismo nas crianças:

1- Seu filho escolhe qual brinquedo quer trocar;
2- Você tira foto do brinquedo e cadastra no site;
3- Seu filho escolhe o brinquedo que desperta seu interesse;
4- Ele escreve uma cartinha contando sua história com o brinquedo;
5- Efetua a troca.

O No Pátio adorou essa ideia de consumo consciente e sustentável, que não incentiva o consumismo nas crianças. E você, o que achou do Quintal de Trocas? Se quiser aderir de vez a prática basta clicar aqui.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter