Pesquisa mostra perfil das mulheres empreendedoras digitais no Brasil

Comportamento|Mulher|Trabalho

Consultoras, autônomas, empresárias e candidatas ao posto de mulher de negócios. O empreendedorismo feminino realmente está em alta! Se o segmento em questão for o comércio eletrônico as mulheres vêm se revelando um sucesso na esfera do empreendedorismo digital. Mas qual será o perfil dessas mulheres que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado do e-commerce?

De acordo com um levantamento realizado entre fevereiro e março pela plataforma Loja Integrada (maior empresa de criação de loja virtual do País, com 260 mil lojas), grande parte das mulheres empreendedoras digitais no Brasil é casada, não tem filhos, trabalha sozinha, é da Classe C e D e possui Superior Completo ou Incompleto. A pesquisa faz parte do Censo do Micro e Pequeno Empreendedor Virtual e entrevistou 303 donas de comércio eletrônico.

O levantamento mostrou que o investimento inicial é baixo, cerca de R$1 mil para começar o seu negócio online. Outro dado revelado é que a maioria das empreendedoras digitais se prepara estudando pela Internet (46%) e uma em cada cinco faz algum curso na área.

Para as entrevistadas, o Facebook é o recurso que mais dá retorno em vendas, seguido de e-mail Marketing e AdWords. “Utilizar redes sociais são recursos com custo benefício bastante atraente, que trazem novos clientes para loja virtual e ajudam o pequeno a criar o boca a boca”, explica Adriano Caetano – Diretor da Loja Integrada.

empreendedoras digitais 2

Entre os segmentos preferidos delas, estão: Vestuário (25%) seguido por Cosmético e Perfumaria (14%) e Acessórios de Moda. As empreendedoras digitais dedicam em média de uma a três horas diárias para cuidar da loja e a maioria escolhe o segmento porque é uma área que sempre sonhou em trabalhar.

Sobre as perspectivas para o futuro, as empreendedoras virtuais estão otimistas para este ano e afirmam que investir no e-commerce possibilitou maior liberdade, tempo e melhor autoestima.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter