Mudar hábitos, adequar receitas e buscar novos ingredientes são algumas das ações tomadas por quem quer transformar a alimentação e encontrar uma vida magra e saudável. Se você já está nesta jornada há algum tempo, provavelmente foi possível descobrir que o treino é a parte simples e divertida do dia, e que a coisa realmente complica quando chegamos na cozinha.
Pensando nisso, Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimiza para Saúde e Bem Estar pela Universidade Estadual de San Diego, listou para o No Pátio algumas dicas de emagrecimento para facilitar a dieta. Veja:
◊ Foque no objetivo final:
O ideal é estar focado na tendência dos resultados e não nos resultados pontuais de cada dia ou semana. “Isso vai te proteger da frustração. Lembre-se que você está no jogo para ganhar, e não se ganha esse jogo em apenas uma semana”, incentiva o especialista.
◊ Não leve a balança tão a sério:
A balança, que mede o peso bruto se tornou um medidor único do emagrecimento, mas não deveria ser assim, de acordo com Polesso. “Ela não te mostra o que está realmente acontecendo dentro de você”, destaca. As mudanças no corpo e na mente, na disposição e no dia a dia são as melhores medidas. “Tire algumas medidas do seu corpo e considere esse um método mais eficiente e eficaz para se medir o progresso”, conta o especialista.
◊ Não se compare a outras pessoas:
Nos espaços de compartilhamento que Polesso administra ele afirma que é comum que todos queiram compartilhar o progresso. No entanto, o especialista alerta para um cuidado importante. “Compare o seu progresso com o seu progresso apenas, pois é possível que até mesmo inconscientemente você se compare ao que acontece com os outros”, explica. “Você precisa comparar apenas o ponto em que está hoje com o ponto no qual estava ontem”.
◊ Dê preferência aos alimentos naturais:
Segundo o especialista, os grandes problemas de alimentação começaram a ocorrer no mundo quando o ser humano começou a processar e refinar estes alimentos. “Transformaram produtos da natureza em farinhas, massas e pastas, pegaram frutas e fizeram sucos sem nenhuma fibra e muito açúcar, conseguiram extrair óleo de grãos através de complicados processos químicos, entre outras coisas”, resume. Portanto, para facilitar a dieta e alcançar os resultados desejados, o ideal é buscar produtos o mais próximo possível de suas formas integrais e naturais e com o mínimo possível de processamento industrializado.
Verdade seja dita, manter uma dieta precisa não é nada fácil e também é algo que demanda certo tempo. Entretanto, todos esses fatores podem ser driblados se colocarmos em prática algumas boas e importantes dicas para facilitar a dieta, não é mesmo?
Fotos: Reprodução.