Quem treina sabe que a palavra “proteína” é tão comum no dia-a-dia como o próprio treino. Mas você realmente sabe o que é proteína? Qual a sua importância para o organismo? Quanto ingerir e que horas ingerir? Condenada por vegetarianos e veganos, as proteínas são, em grande parte, associadas ao consumo de alimentos de origem animal, como carne, leite, queijo, ovos ou peixe.
No entanto, quem opta por fazer uma dieta pobre em proteínas paga um preço por isso. E é bom você se informar e rever o seu plano de reeducação alimentar, caso apresente algum desses sintomas que vamos listar agora.
1. Fadiga
A fadiga excessiva ou crônica é o primeiro sinal de uma dieta pobre em proteínas. Dado que a deficiência desse composto é derivada diretamente de uma dieta pobre em calorias, o organismo não conta com energia suficiente para cumprir tarefas rotineiras.
Em média, homens devem consumir 55 gramas, e mulheres, 45 gramas, todos os dias. Mas isso depende da atividade física da pessoa ou se ela está em fase de crescimento.
2. Fraqueza de cabelo e pele
Um segundo alerta sobre a falta de proteína no corpo é queda ou enfraquecimento do cabelo. As proteínas mantêm o cabelo saudável e em fase de crescimento. Isso porque o cabelo – e os folículos que os sustentam – são feitos de proteína e a falta dessas moléculas os enfraquece.
Essa é uma das razões pelas quais os cabelos de pessoas que fazem dietas com baixo teor proteico tendem a crescer mais lentamente. E, em casos extremos, pode ocorrer queda dos fios.
Assim como o cabelo, as unhas e a pele também dependem das proteínas para se regenerar. A pele é composta por três tipos de proteínas: colágeno, elastina e queratina. Níveis baixos dessas proteínas causam rugas e deixam a pele mais fina.
3. Doente com frequência
Um terceiro alerta importante sobre a falta de proteína é a frequência com que ficamos doentes. De acordo com especialistas, é impossível para o sistema imunológico funcionar sem proteínas. Até porque os anticorpos são estruturas formadas por elas. De fato, uma das principais funções das proteínas é apoiar o sistema imunológico. Neste sentido, uma dieta pobre em proteínas nos expõe mais facilmente a infecções e resfriados.
Você chega em casa depois do trabalho extremamente cansado, quase se arrastando? Perde cabelo na mesma velocidade com a qual ganha rugas? Se alguns desses sinais lhe soa familiar ou fazem você lembrar de alguém, fique esperto e procure um nutricionista.
Fotos: Reprodução.