10 produções distópicas para assistir já que não teremos Black Mirror

Entretenimento|Listas

A prova de que, às vezes, a realidade pode superar a ficção é o ano que estamos vivendo, não acham? Pelo menos para o roteirista de Black Mirror, que declarou que não fará uma nova temporada tão cedo. Isso porque diante de tudo o que estamos vivendo, o público não teria estômago para mais uma temporada agora. Mas, enquanto a crise não passa para temos uma temporada nova para chamar de nossa, a gente fez uma lista recheada de produções distópicas que vão deixar você alucinado em relação aos rumos que a comunicação e a tecnologia andam tomando. Dá só uma conferida. Mas risco é você começar a questionar tudo o que está acontecendo na sua televisão, no seu computador, no seu celular…

Nerve – Um Jogo Sem Regras

O longa retrata um jogo de celular que lembra muito a onda do desafio da baleia azul que tivemos em 2017. Nele, em um futuro próximo, esse jogo propõe diferentes desafios a seus usuários. Existem três categorias de jogadores: os que realizam os desafios, os que filmam essas realizações e os que assistem e propõem novos desafios. Também não é muito diferente do que vemos hoje quando jovens se arriscam para virar estrelas do Youtube, como o chinês que acabou filmando a própria morte. Disponível no TelecinePlay

3%

Uma das primeiras produções distópicas da Netflix é também a primeira série original brasileira para plataforma. E ela vai mexer com sua cabeça, assim como Black Mirror. Isso porque ela se passa em um futuro distópico no qual os jovens, ao completarem 20 anos, passam por um processo seletivo rigoroso. Mas apenas 3% dos jovens são aprovados e levados a viver em Maralto, uma região rica e abundante em recursos. O resto é destinado a viver em um ambiente de sujeira e miséria.

Ex-machina: Instinto Artificial

Qual os limites da inteligência artificial? O filme levanta esse questionamento ao mostrar uma robô feita para agir como uma humana e seu relacionamento com um jovem chamado para participar um teste. Disponível no Telecine Play.

Cópias – De Volta à Vida

Keanu Reeves estrela esse longa que conta a história de um neurocientista que perde a família em um trágico acidente. Então, ele passa a se dedicar a uma experiência extremamente complexa: trazê-los de volta através da clonagem. Mas claro que não será assim tão fácil lidar com a polêmica, o caos e as consequências que essa experiência podem causar. Disponível na Netflix.

Matrix

Falar em filmes sobre realidades paralelas, tecnologia, comunicação e sociedade e não lembrar de Matrix é quase impossível. Então, aqui temos mais uma vez Keanu Reeves no papel principal vivendo Neo. A história do hacker que se une a um grupo de rebeldes ao descobrir que nossa realidade não passa de uma ilusão fez sucesso em todo o mundo. Mas assim como em Black Mirror, terminamos o filme nos questionando o que de fato é real e o que podemos controlar em nossas vidas. Disponível no Telecine Play.

Dark Net – Rede Sombria

produções distópicas

O mais assustador nessa série documental é que ela é real. Em Rede Sombria, o lado bom e o lado ruim do avanço da tecnologia são mostrados. Dos benefícios a deficientes físicos à impressão de armas em impressoras 3D, todos os lados da grande rede e da tecnologia são mostrados. Disponível na Netflix.

Dietland

A série original Amazon Prime não causou grande burburinho quando chegou, mas vai te fazer pensar. Uma série de crimes começa a ser investigado. Todas as vítimas são homens acusados de assédio e violência contra mulheres. Paralelamente a isso, uma mulher que luta para emagrecer descobre que o mundo das dietas e das revistas de moda não é tão simples quanto parece.

Orphan Black

Sarah Manning presencia o suicídio de uma mulher que é sua sósia. Então ela assume a identidade da moça para resolver os problemas de sua vida. mas o que ela não imaginava é que iria encontrar outras mulheres exatamente iguais a ela: suas clones. Até onde a ciência e a tecnologia podem avançar? Disponível na Netflix.

Advantageous

A ideia de transferir consciências utilizada no famoso episódio San Junipero não é nova. Então, em Advantageous temos Gwen, uma mulher demitida por ser velha demais. Sem saber como sustentar a si mesma e sua filha, ela se envolve em um experimento. Gwen transfere sua consciência para o corpo de uma mulher mais jovem e que cumpre os padrões estéticos impostos pela sociedade. Disponível na Netflix.

Mas essas produções distópicas deixam a gente questionando a existência mesmo, hein?!

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter