Há muito tempo a vidas das crianças não é mais tranquila como antigamente. Ir para a escola pela manhã e ter o resto do dia livre para brincar de boneca, jogar bola, correr na rua ou andar de bicicleta não é mais o suficiente para a rotina dos pequenos.
Tem muita criança com a agenda super lotada e corre corre de gente grande! Dança, natação, aulas particulares de dança, música, pintura e até canto. Ufa! Desse jeito não tem como não gastar todas as energias acumuladas!
Mas é super importante que os papais e as mamães fiquem atentos para saber o período ideal de matricular os pequenos em atividades extracurriculares. Assim, as aulas serão bem aproveitadas e não irão deixar a criança cansada ao extremo.
Quer saber o tempo certo para os pequenos praticarem cada atividade? A gente conta!
Dança
Melhor idade para começar: a partir de 5 anos
Por quê: é nessa fase que os pequenos começam a desenvolver maior equilíbrio e noção de postura. A dança contribui muito para o melhoramento da coordenação motora, aumenta a flexibilidade e auxilia na prevenção da obesidade. Sem falar que é uma ótima maneira de sociabilizar a criança!
Esportes recreativos
Melhor idade para começar: a partir de 3 anos
Por quê: crianças com menos de 3 anos têm mais dificuldade para manter o foco em uma única atividade por muito tempo e também não estão totalmente aptas a coordenar movimentos. A natação é um esporte super indicado para os pimpolhos e ainda garante mais segurança e tranquilidade aos pais, já que o filho aprende a se cuidar na água. além disso, a atividade também favorece o desenvolvimento dos músculos e do sistema cardiorrespiratório!
Instrumentos musicais
Melhor idade para começar: a partir de 6 anos
Por quê: Atenção, pais! Esta deve ser uma relação lúdica! Nessa idade, o contato com instrumentos musicais auxilia a desenvolver o gosto musical dos pequenos, mas só aos 6 anos o estudo sistemático é recomendado. Isto porque só a partir dessa idade é que as áreas correspondentes a precisão motora estão, de fato, mais desenvolvidas.
Esportes competitivos
Melhor idade para começar: a partir de 7 anos
Por quê: somente um pouco mais crescida é que a criança tem condições de entender as regras que cada esporte tem e é, então, capaz de praticá-los. É nesse período também que os pequenos desenvolvem o senso de vitórias e derrotas, aprendendo assim a lidar melhor com as frustrações. Colocar os filhos em diferentes modalidades de esporte até os 10 anos ajuda o desenvolvimento de diferentes músculos. Mas, cuidado! O treino em excesso gera fadiga e pode atrapalhar o rendimento escolar dos pequenos!
Culinária
Melhor idade para começar: a partir de 5 anos
Por quê: Esta é a melhor hora para matar a curiosidade dos pequenos em relação ao preparo dos alimentos. Nessa idade, as crianças querem saber tudo e perguntam muito! Nada melhor que ensinar de forma lúdica! Nas aulas de culinária, seus pequenos mestres-cuca vão aprender a descascar legumes, misturar ingredientes – sem bagunçar a cozinha – e entender o que é melhor para a saúde. Sabe o que é melhor? Eles aprendem de verdade a preparar pratos simples, como bolos e quiches! Não é o máximo?
Artes
Melhor idade para começar: a partir de 3 anos
Por quê: produzir esculturas em argila, pinturas em cerâmicas, colagens e dobraduras são trabalhos que estimulam aos sentidos dos pequenos e os deixam bem mais atentos ao que acontece no ambiente. Ouvem pequenos barulhos, observam detalhes e prestam mais atenção no que os outros dizem.
Os pais só devem ficar atentos ao ritmo de cada criança e entender que o processo de aprendizado, interação e envolvimento com a atividade variam muito. Não é por que o filho da vizinha ou até mesmo o seu filho mais velho reagiu de um jeito que o mais novo deverá agir da mesma forma!
Fotos: Reprodução