Esse final de semana os nomes da cantora cantora Adele e do sambista Martinho da Vila não saíram dos assuntos mais comentados da internet. Seria um anúncio de participação especial entre eles? Alguma parceria musical? Só que não foi absolutamente nada disso. Acontece que a britânica está sendo alvo de um processo judicial por supostamente ter plagiado um dos maiores hits do carioca: a música Mulheres.
Para quem não sabe, Mulheres, que foi um dos maiores sucessos musicais de 1995, não foi composta por Martinho. na verdade, ela é fruto do trabalho do compositor mineiro Toninho Geraes. E, segundo ele, a cantora e compositora Adele teria plagiado o hit em sua canção Million Years Ago. A faixa pertence ao disco 25, lançado por Adele ainda em 2015. E desde então, a semelhança entre as duas músicas vem gerando discussão na internet. Mas somente agora o mineiro conseguiu reunir provas o suficiente para entrar com um processo judicial por plágio conta a cantora britânica.
Ouça a versão de Mulheres, na voz de Martinho da Vila
Ouça a versão de Millions Years Ago, de Adele
Então, em entrevista à revista Veja, Toninho falou sobre sua reação ao ouvir a faixa pela primeira vez: “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”. Só que após análise, foram identificados cerca de 90 compassos com cópia na música inglesa. Isso soma 3 minutos e 3 segundos da faixa, o que equivale a 87% da música. O mineiro afirma que notificações extrajuduciais já foram enviadas tanto para Adele quanto para Greg Kustin, outro compositor de Million Years Ago. Inclusive, a gravadora de Adele também está ciente do caso. Agora o processo corre na justiça.
E então, vocês acham que houve ou não houve plágio?
Fotos e vídeos: Reprodução