Colesterol Bom – Dicas para aumentar os níveis do HDL

Comportamento|Dicas|Saúde
colesterol bom

A palavra colesterol dá arrepios em muita gente, não é mesmo? Mas, você sabia que nem todo tipo de colesterol é danoso para o nosso organismo? Ademais, o HDL, também conhecido como colesterol bom é benéfico e necessário para o bom funcionamento do corpo. Por isso, o Pátio Hype preparou essa matéria com dicas de como aumentar os índices do HDL. Confere aí:

O que é colesterol?

De antemão, o colesterol é um dos tipos de gordura fundamentais para o funcionamento correto do nosso organismo. Porém, altos níveis dessas moléculas no sangue podem causar sérios problemas para o corpo, incluindo um aumento do risco de problemas cardiovasculares, como AVC ou infarto.

colesterol bom

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o acidente vascular cerebral (AVC) e a doença cardíaca causam em torno de 17 milhões de mortes por ano. No Brasil, os números estão entre 300 mil e 400 mil mortes anualmente.

O diretor-geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, Roberto Kalil Filho, diz que as doenças do coração podem ser prevenidas por meio de um estilo de vida mais saudável, ou seja, adotar uma dieta balanceada, não fumar ou usar drogas, não beber álcool em excesso e praticar atividades físicas. Saiba mais logo abaixo!

Veja aqui 4 chás que diminuem a gordura no sangue.

colesterol bom

No entanto, nem tudo são espinhos quando o assunto é colesterol! Isso porque, o HDL atua removendo as moléculas de gordura dos vasos sanguíneos e leva essas partículas para o fígado, onde são devidamente metabolizadas e eliminadas do corpo.

Além disso, existem diversos benefícios advindos do bom colesterol. Vale destacar, que o HDL possui:

  • Ação anticoagulante;
  • Ação anti-inflamatória e antioxidante (quando em quantidade ideal no sangue);
  • Auxílio na produção de hormônios, bile e vitamina D.

Dito isso, confira as dicas que o Pátio Hype preparou para você aumentar os níveis de colesterol bom no sangue.

Dicas para aumentar o bom colesterol no sangue

1 – Mantenha uma alimentação saudável

O primeiro passo para aumentos os níveis de HDL no sangue é manter uma boa alimentação. A recomendação é de que a sua dieta seja rica em proteínas, aminoácidos, gorduras, fibras, carboidratos e ácidos graxos.

Pode acreditar, é possível fazer refeições saborosas e equilibradas. Porém, nada de ultrapassar 6g de sal e 25g de açúcar ao longo do consumo diário, combinado?

Veja abaixo algumas dicas para garantir a alimentação ideal:

  • Coma vegetais no almoço e no jantar;
  • Prefira alimentos integrais;
  • Insira na dieta alimentos ricos em ômega 3, como truta, bacalhau, atum e sardinha;
  • Coma pelo menos 2 frutas por dia, de preferência com casca e bagaço;
  • Coma fontes de gordura boa, como azeitona, azeite, abacate, linhaça, chia, amendoim, castanhas e sementes de girassol.

2 – Faça exercícios regularmente

Em segundo lugar, praticar atividades físicas regularmente é outro passo fundamental na jornada para aumentar os níveis de HDL. A recomendação é praticar atividades aeróbicas, no mínimo, 3 vezes durante a semana.

Que tal caminhar durante uma hora todos os dias? A prática da caminhada diminui os riscos de doenças cardiovasculares, além de combater o estresse, auxiliar no bom humor e no bem-estar.

3 – Trate os fatores de risco

Hábitos nocivos como tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom. Portanto, evite ao máximo os hábitos que aumentam os riscos de doenças no coração.

Ainda assim, o consumo de pequenas doses de álcool por dia pode ajudar a aumentar os níveis de HDL no sangue, desde que, o consumo não ultrapasse 2 doses por dia.

Mas, vale lembrar que ninguém deve começar a beber na intenção de controlar o colesterol, ok? Até porque, existem formas mais seguras e saudáveis de sanar o problema.

médico segurando coração de pelúcia

4 – Faça uma visita ao doutor periodicamente

Para fechar a nossa lista, é essencial fazer uma visita ao cardiologista no mínimo 2 vezes por ano. O médico especialista poderá indicar medicamentos para aumentar o colesterol bom além de identificar fatores que levam a um risco elevado de problemas cardíacos e de má circulação.

Por fim, atente-se a sintomas como dores ou sensações incomuns, como aperto no peito por mais de 20 minutos, falta de fôlego, tontura, desmaio e dores na perna sem razão.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo o que mais você quer ver por aqui. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa.

Fotos: reprodução,

Inscreva-se na nossa newsletter