Ter a barriguinha negativa é o sonho de muita gente, não é verdade? Mas, com as festas de fim de ano e as confraternizações chegando, fica difícil manter o foco e os treinos em dia. Ah! Pode ter certeza que você não é a única a se sentir assim. Por isso, o Pátio Hype preparou essa matéria para você ficar por dentro da nova dieta do momento, a Fast Mimicking. Confere aí:
Veja aqui o nosso conteúdo sobre 5 maneiras preguiçosas de emagrecer
FAST MIMICKING
De antemão, o procedimento desenvolvido pelo pesquisador Valter Longo consiste no consumo de pequenas quantidades de alimentos durante 5 dias. de acordo com a nutricionista Patrícia Davidson, responsável pela alimentação de celebridades como Bruna Marquezine:
“Ao promovermos essa escassez calórica, induzimos o metabolismo a achar que entramos em estado de jejum. O organismo não ‘reconhece’ os alimentos pois sua disponibilidade está reduzida”
Ainda assim, durante os outros dias do mês, o organismo deve ser abastecido com uma dieta normocalórica, que foca na ingestão da sua taxa basal, ou seja, você deve comer a mesma quantidade de calorias que o corpo irá queimar no dia.
Mas, qualquer tipo de alimento está liberado nessa dieta!? Nada disso. “A alimentação do FMD baseia-se na plant based (legumes, frutas e verduras) aliada a fontes de gorduras boas, na qual, evitamos alimentos de origem animal, industrializados, café, açúcar, adoçante, doces em geral, trigo, leite e derivados (de qualquer espécie).” Afirma Davidson.
JEJUM X FAST MIMICKING
Diferentemente do jejum tradicional, no Fast Mimicking, você pode ingerir alimentos que enganam o metabolismo. Além disso, segundo a nutricionista:
“A fasting ou jejum não reduz o aporte calórico de forma drástica, mas reduz a janela de consumo alimentar, ou seja, você passa a ter menos tempo para comer, visto que nesse caso, o jejum pode ser feito de forma diária e subsequentemente a ingestão alimentar normal”.
Dessa forma, as calorias não são reduzidas durante o fasting, só se tem menos tempo para poder comer.
BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS
Em um estudo publicado pelo Instituto de longevidade da Universidade do Sul da Califórnia, a maioria dos pacientes submetidos à dieta apresentaram diferenças no metabolismo e todas relacionadas a melhoria da saúde. Vale destacar:
- Redução do envelhecimento precoce;
- Emagrecimento e saciedade;
- Aumento da disposição;
- Aumento da longevidade;
- Redução do aparecimento de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão;
- Redução da compulsão alimentar;
- Melhoria de parâmetros como colesterol, hormônios como insulina e glicose;
- Auxilia no controle de doenças autoimunes;
- Melhoria da inflamação glicêmica.
No entanto, nem tudo são flores no Fast Mimicking, também existem desvantagens, mas elas só podem ser analisadas individualmente com o auxílio de um profissional.
Já que, “em alguns casos isolados, os pacientes acabam aumentando a compulsão alimentar, num primeiro momento”, diz Patrícia.
E aí, o que achou? Comenta aqui embaixo se você testaria essa dieta e lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!
Fotos: reprodução